Topo
Entretenimento

Número de votos no paredão não tem relação direta com Ibope do programa

Danrley fala sobre expectativas para o paredão - Reprodução/GloboPlay
Danrley fala sobre expectativas para o paredão Imagem: Reprodução/GloboPlay
do UOL

Colunista do UOL

20/03/2019 15h25

Muitos leitores estranharam que no mesmo dia em que registrei a baixa audiência do "BBB19", o programa alcançou número recorde de votos no paredão. Como é possível? Não há uma relação direta entre uma coisa (Ibope) e outra (mobilização de fã-clubes). Acompanhe abaixo:

Danrley foi eliminado numa disputa que teve 150 milhões de votos, a segunda maior da história do reality (o recorde é do "BBB10"). Na edição desta terça-feira (19), em que foi registrado este volume monstruoso de votos, o programa da Globo marcou 22 pontos no Ibope, em São Paulo.

Uma semana antes, no paredão quádruplo inédito, que terminou com a decisão dos próprios participantes de eliminar Tereza, o "BBB19" marcou 22,5 pontos em São Paulo, o melhor resultado para uma terça-feira desde a estreia, quando também registrou este índice. E não houve recorde de votos no paredão neste dia.

Desde a estreia, já houve programa em dez terças-feiras. A média de audiência neste dia, em São Paulo, é de 21,29 pontos.

Outra curiosidade sobre o Ibope é a relação entre o desempenho da novela "O Sétimo Guardião" e o "BBB19". escrevi que o resultado da trama de Aguinaldo Silva, bem inferior a "O Outro Lado do Paraíso", em 2018, atrapalha o resultado do reality show.

Mas, também, neste caso, não há uma relação direta entre o Ibope da novela e o do BBB. Veja, por exemplo, o que ocorreu nas últimas duas terças-feiras. No dia da eliminação de Tereza, quando bateu o recorde, com 22,5 pontos, "O Sétimo Guardião" havia registrado média de 31,9 pontos. Nesta semana, em que o paredão teve média de 22, a novela teve a sua maior audiência desde a estreia, 32,3 pontos.

Entretenimento