PUBLICIDADE
Topo

Bolonha candidatará pórticos a patrimônio da Unesco

12/03/2019 16h52

SÃO PAULO, 12 MAR (ANSA) - A cidade de Bolonha, na Itália, apresentará nesta quinta-feira (14) a candidatura dos seus tradicionais pórticos a Patrimônio Mundial da Humanidade.   


De acordo com a imprensa do país, diversas reuniões entre as instituições que estão trabalhando na iniciativa foram realizadas nesta semana. A versão preliminar do dossiê da candidatura está quase concluída e será enviada ao Ministério dos Bens Culturais (Mibac) em setembro.   


A entrega final do documento está prevista para ser realizada em fevereiro de 2020. Até lá, os pórticos da cidade serão visitados pelos avaliadores e a resposta final deverá sair em 2021.   


Apenas no centro histórico de Bolonha, os pórticos se estendem por quase 40 quilômetros. As estruturas foram construídas no final da Idade Média e eram utilizadas por artesões para trabalharem ao ar livre, ficando protegidos do sol e da chuva.   


Em entrevista à ANSA, Lucia Zironi, que é moradora de Bolonha, explicou a importância dos pórticos.   


"Nós bolonheses, e também turistas, realmente apreciamos os pórticos. Quando criança, eu costumava andar no centro da cidade em um dia chuvoso sem um guarda-chuva. Já no verão, com um sol escaldante, você está protegido. Eles são realmente lindos", explicou.   


Atualmente, além de servir para se proteger do clima, os pórticos também são utilizados por turistas e moradores para passearem pelo centro da cidade e realizarem compras nas lojas que se localizam embaixo das estruturas.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias