Topo
Carnaval 2019

Para evitar multidão, blocos de SP camuflam programação dos desfiles

Bloco da Pilantragi - Reprodução
Bloco da Pilantragi Imagem: Reprodução
do UOL

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/02/2019 18h16

Na contramão do crescimento dos megablocos de São Paulo, há quem queira fazer um Carnaval mais tranquilo e menor. E, para isso, algumas agremiações já tentam criar estratégias a fim de evitar a fama e até camuflar a divulgação de seus horários de desfile.

O Acadêmicos da Cerca Frango, por exemplo, ainda não divulgou o horário do desfile, que acontece na terça-feira de Carnaval, em Perdizes. Em entrevista ao UOL, um dos integrantes do bloco e vocalista da banda, Miguel Prata, explicou o motivo: evitar que a festa fiquei muito lotada. 

A razão de não querer muita gente está, primeiro, numa questão de segurança - já que, quanto maior o bloco, maior a estrutura a ser criada. Segundo, para evitar que a festa tenha de ser realocada. Em São Paulo, a prefeitura tem transferido blocos com grande público para espaços muitas vezes longe dos bairros onde surgiram.

Um caso semelhante ao do Cerca Frango é o do Bloco da Pilatrangi, que acontece neste domingo (24). A festa tem horário confirmado: das 13h às 20h; mas o local, no entanto, é segredo e só será revelado pela produção pouco tempo antes do evento. 

Bloco Acadêmicos da Cerca Frango - Edson Lopes Jr/UOL - Edson Lopes Jr/UOL
Bloco Acadêmicos da Cerca Frango
Imagem: Edson Lopes Jr/UOL
"Está cada vez mais difícil ocupar as ruas com apoio público. Para nós não faz sentido administrar milhões de pessoas em apenas poucas horas. Fazemos Carnaval o ano todo, e esse é o momento em que podemos expandir nossas ações", explicam os organizadores, em texto publicado nas redes sociais. 

O bloco, criado em 2013 e que reunia milhares de pessoas nas ruas de Perdizes, desta vez não terá também trio elétrico; as apresentações serão em um palco.

No caso do Olha O Sucesso, o "disfarce" é menor. Seus organizadores decidiram não impulsionar campanhas de divulgação nas redes sociais -como costuma ser feito com outros eventos, que pagam valores variados ao Facebook, por exemplo, para aumentar a visibilidade de suas publicações. 

"Queremos trazer a experiência do verdadeiro Carnaval, que é para todos", explica Manuela Alcoforado, uma das organizadoras do Olha O Sucesso. "Para que todos consigam curtir numa boa, preferimos não divulgar o bloco para não perder essa magia, não ter empurra-empurra nem confusão. Carnaval é para ser gostoso. É para curtir e cair na folia."

O bloco, criado há quatro anos, será neste sábado (23), a partir das 14h, na esquina da rua da Consolação com a alameda Santos, no Jardins. Uma orquestra de frevo acompanha os foliões pelo bairro, e a festa tem hora para acabar, conforme regra municipal.

Carnaval 2019