Oscar corta 4 categorias de transmissão para TV e recebe protestos

Agora já se sabe quais as categorias que ficarão de fora da transmissão televisiva do Oscar 2019. De acordo com a revista "The Hollywood Reporter", os prêmios de fotografia, edição, curta-metragem live-action e maquiagem e cabelo serão entregues nos intervalos comerciais da premiação, diferentemente do que ocorreu em edições anteriores.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood já havia anunciado em agosto a intenção de cortar algumas categorias da transmissão televisiva, de forma a torná-la mais enxuta e conter a queda de audiência que ela vem enfrentando nos últimos anos. A ideia é entregar 24 prêmios em apenas três horas.
A revelação das categorias cortadas, no entanto, foi recebida com protestos por parte da indústria cinematográfica.
Guillermo Del Toro, que levou os prêmios de melhor filme e melhor diretor em 2018 com "A Forma da Água", criticou a decisão da Academia de excluir as categorias de fotografia e edição. "Fotografia e edição são a alma do nosso ofício. Elas não são herdadas do teatro ou da literatura: elas são o cinema em si".
If I may: I would not presume to suggest what categories to cut during the Oscars show but - Cinematography and Editing are at the very heart of our craft. They are not inherited from a theatrical tradition or a literary tradition: they are cinema itself.
? Guillermo del Toro (@RealGDT) February 12, 2019
Outros nomes do mercado, como o roteirista Chris Schleicher ("The Mindy Project"), classificaram a decisão como "reprovável" e "desrespeitosa".
The Oscars get shit for being elitist but they are one of the only awards shows that televises winners in the craft categories. This decision is reprehensible. Shame on the Academy. Shame on ABC. If you don?t love a 3+ hour Oscars, you don?t love the Oscars. https://t.co/zSNOTDHhSQ
? Chris Schleicher (@cschleichsrun) February 11, 2019
"O Oscar é chamado de elitista, mas é uma das únicas premiações que exibe na TV os vencedores das categorias técnicas. Essa decisão é reprovável. Vergonha, Academia. Vergonha, ABC. Se você não ama um Oscar com mais de três horas, você não ama o Oscar"
Ainda segundo a "Hollywood Reporter", o presidente da Academia, John Bailey, anunciou que as quatro categorias terão seus prêmios exibidos online e terão lugar garantido na TV no próximo ano. Há também a possibilidade de que os discursos dos vencedores sejam exibidos mais tarde durante a premiação.