Topo
Entretenimento

Marcelo Yuka é velado em teatro no Rio; enterro será neste domingo

do UOL

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/01/2019 17h22

O ex-baterista e um dos fundadores da banda O Rappa, Marcelo Yuka, é velado neste sábado (19), em um teatro na Lapa, no Rio de Janeiro. Ele morreu na sexta-feira (18), após ficar semanas internado, com complicações de um AVC.

Aberto ao público, o velório começou às 13h na Sala Cecília Meireles, na Lapa. Amigos e parentes do músico, que tinha 53 anos, já passaram para prestar suas últimas homenagens, entre os quais, Marcelo D2.  

O enterro está sendo planejado para domingo, ainda sem horário definido, no cemitério de Campo Grande, onde a família de Yuka tem um jazigo. A expectativa é de que o enterro ocorra na parte da manhã.

Conforme o UOL apurou, Yuka apresentava quadro de infecção generalizada após sofrer um segundo AVC (acidente vascular cerebral). A saúde de Yuka, que ficou paraplégico em 2000 ao ser baleado em um assalto no Rio, vinha se deteriorando desde agosto de 2018, quando ele sofreu um primeiro derrame.

Carreira

Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana nasceu no Rio de Janeiro em 31 de dezembro de 1965 e trabalhou com música desde 1993, quando fundou O Rappa junto com o baixista Nelson Meirelles, o tecladista Marcelo Lobato e o guitarrista Alexandre Meneses.

Marcelo Yuka no "Conversa com Bial" - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Marcelo Yuka no "Conversa com Bial"
Imagem: Reprodução/Globoplay
Com Yuka como principal compositor, O Rappa logo virou um dos principais destaques do cenário do rock brasileiro, principalmente pelas letras ácidas e por misturar diversos estilos musicais como rock, reggae, dub, rap e samba rap.

Entre as principais músicas escritas por Yuka n'O Rappa estão "Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro", "Me Deixa", "Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)" e "Pescador de Ilusões".

Em 2000, o baterista ficou paraplégico após levar tiros durante uma tentativa de assalto no Rio. A saída dele d'O Rappa se deu no ano seguinte, quando, segundo Yuka, os companheiros de banda o expulsaram por diferenças criativas.

Fora do grupo, Yuka montou o F.U.R.T.O. (sigla para Frente Urbana de Trabalhos Organizados), que seguiu com um estilo semelhante ao do Rappa, marcado principalmente pelas letras ácidas.

No âmbito político, Yuka se filiou ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) em 2010 e saiu como candidato a vice-prefeito no Rio na chapa de Marcelo Freixo em 2012, mas sempre garantiu que não pretendia seguir uma carreira política.

Naquele mesmo ano, foi lançado o documentário "Marcelo Yuka no Caminho das Setas", de Daniela Broitman, premiado no Festival do Rio. Ativista, o baterista lançou em 2014 a autobiografia "Não se Preocupe Comigo", falando de sua trajetória e de suas ideologias.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado, o músico tinha 53 anos e não 54. A informação já foi corrigida.

Entretenimento