Topo
Entretenimento

Campanha "Janeiro Peludo" (#januhairy) está bombando nas redes sociais

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

do BOL, em São Paulo

18/01/2019 12h38

Uma onda de empoderamento feminino está tomando conta das redes sociais com a campanha "Janeiro Peludo" ("#januhairy"). Por meio da hashtag, mulheres do mundo todo estão se libertando e postando fotos em que aparecem com partes diversas do corpo com pelos: axilas, pernas, virilha, etc.

Pelos coloridos também estão fazendo sucesso nas postagens. Há mulheres com pelos roxos, vermelhos, amarelos e há também as que ousaram e pintaram com as cores do arco-íris. Veja alguns dos registros do Janeiro Peludo na web.

#sideburnswhereherthighturns #noshavenoshame #hairypussy #januhairy

Uma publicação compartilhada por Dan Sprat (@dannyapple68) em

O movimento no Brasil

No dia 7 de janeiro, a atriz Bruna Linzemeyer postou mais uma foto em que aparece com a axila peluda e questiona a liberdade que as mulheres estão conquistando de sair dos padrões estéticos da beleza feminina. 

"Achava que era obrigatório mulher arrancar os pelos. Comecei então a achar mais que libertador, a achar bonito, outras mulheres com pelos. Fiquei com vontade de experimentar ter eles. De um jeito que eu não esperava comecei a achar muito bonito pelos em mim também. aprendi que liberdade e amor é respeitar a escolha das outras pessoas", afirmou a atriz em post compartilhado no Instagram. 

comecei a fazer depilação com cera muito novinha. sempre doeu muito. mas sempre achei que aquilo era o certo e o belo a ser feito. nos últimos anos, entendendo a construção dessa visão me esforcei pra ver os pêlos de outros jeitos possíveis. comecei não julgando as mulheres que tinham pêlos, entendendo que cada uma faz o que tem vontade com seu próprio corpo. depois, aos poucos, comecei a achar libertadora essa vontade e atitude delas. e me perguntar o que eu realmente queria no meu corpo, nunca antes eu tinha me feito essa pergunta. por algumas vezes, respondi a mim mesma que preferia raspar. estava feliz com minha escolha. mas mais ainda, estava feliz em poder escolher raspar. porque, durante todos aqueles anos eu não escolhia, eu só raspava, achava que era obrigatório mulher arrancar os pêlos. comecei então a achar mais que libertador, a achar bonito, outras mulheres com pêlos. comecei a olhar para os homens e achar estranha essa diferença só por uma questão de serem homens x mulheres. e continuei me perguntando, feliz com meu poder de me perguntar: o que eu quero? o que eu gosto? um dia essa resposta foi diferente. fiquei com vontade de experimentar ter eles. ver eles em mim. tocar neles enquanto passo creme no corpo. não ter mais que lidar com aquela dor insuportável, nem com o preço da depilação, nem com o tempo gasto nisso, nem com aqueles chatíssimos pelos encravados. e de um jeito que eu não esperava comecei a achar muito bonito pêlos em mim também. aprendi que liberdade e amor é respeitar a escolha das outras pessoas, quando essas escolhas não violentam ninguém. e poder acessar meu coração e responder sem amarras: o que eu quero? o que eu gosto? de que jeito me sinto bem? ? #livresim

Uma publicação compartilhada por bruna linzmeyer (@brunalinzmeyer) em

As reações dos internautas ficaram divididas. "Certíssima, cada um faz o que quiser com o seu corpo. Linda sempre", "Parabéns por fazer o que te faz bem, pois o corpo é teu e tu faz dele o que quiser, é tão libertador se amar e se aceitar", elogiaram alguns. "Nem quem depila nem quem não depila devia ficar com esse mimimi de gente desocupada", "Imagina se isso vira moda?", comentaram outros.

Para receber notícias de Entretenimento, acesse o Messenger do BOL, digite "Entretenimento" e clique em "Sim". É simples e grátis!

Entretenimento