Topo
Entretenimento

Abusou da bebida? Técnica de meditação promete ajudar na ressaca em apenas 11 minutos

Os efeitos psicológicos da ressaca podem ser curados por meio da meditação - iStock
Os efeitos psicológicos da ressaca podem ser curados por meio da meditação Imagem: iStock

Pedro Fonseca

Do BOL, em São Paulo

26/09/2018 11h41

Os sintomas de uma ressaca podem muitas vezes parecer infinitos, angustiantes e acompanhados da velha promessa de nunca mais beber. Porém uma nova "medicação" promete disposição e produtividade em apenas 11 minutos.

O professor de meditação Rory Kinsella desenvolveu um vídeo em inglês que narra os sentimentos de quem está de ressaca. A proposta é que, durante os 11 minutos de vídeo, quem assiste entre em estado meditativo. A técnica milenar utilizada é da Meditação Transcendental, que envolve o uso mental de sons específicos chamados mantras, que teriam propriedades psicoativas.

Veja também:

Segundo Rory Kinsella, que vive em Sydney, na Austrália, e criou a técnica baseado na Vedic Meditation (Meditação Transcendental), essa é a melhor cura psicológica para a ressaca: "A técnica usa métodos bem conhecidos de meditação, como o trabalho da respiração, a varredura do corpo, a gentileza amorosa e o abandono dos pensamentos, trazendo-os para um formato especialmente voltado para pessoas que sofrem de ressaca", explica ao BOL.

Rory Kinsella  - Facebook/Rory Kinsella Meditation - Facebook/Rory Kinsella Meditation
Rory Kinsella mudou sua vida com a meditação
Imagem: Facebook/Rory Kinsella Meditation

O professor explica que, em primeiro lugar, essa técnica é projetada para trabalhar os elementos psicológicos de uma ressaca - a culpa, a vergonha, o arrependimento, a tristeza, a infelicidade, a indignidade. Ela não ajuda o lado físico de uma ressaca, mas há muitos métodos sugeridos para isso, como beber muita água.

"O trabalho é nos elementos psicológicos de uma ressaca, mas isso mudará sua visão mental de como você está se sentindo. Como diz o velho ditado budista: 'A dor é inevitável, o sofrimento é opcional'. Isso ajudará a aliviar o sofrimento, que, na minha experiência, é uma parte do problema", diz Rory Kinsella.

Mas como funciona essa técnica?

Uma das características da meditação é nos separar de nossos pensamentos. Nossos pensamentos criam nossa realidade e, se estivermos com pensamentos negativos, reforçaremos uma experiência ruim. A meditação funciona afastando nossa consciência dos padrões habituais de pensamento e os direcionando para as "âncoras" da meditação - respiração ou noção corporal. Uma vez que nos afastamos de nossos pensamentos negativos, imediatamente começamos a nos sentir melhor. 

Embora não existam pesquisas diretas sobre meditação e ressaca, trabalhos acadêmicos têm apresentado a meditação como uma ajuda contra a dor e o sofrimento em geral. Ela tem sido usada para esses fins há milhares de anos. "Tudo o que estou fazendo é trazer a técnica para o contexto de uma ressaca. A partir da experiência pessoal - usando a experiência dos meus alunos - a meditação pode definitivamente ajudar a aliviar o sofrimento de uma ressaca", afirma Kinsella.

Rory Kinsella 2 - Facebook/Rory Kinsella Meditation - Facebook/Rory Kinsella Meditation
Rory Kinsella praticando meditação
Imagem: Facebook/Rory Kinsella Meditation

Meditar em vez de beber

"Eu fui inspirado a criar essa técnica porque, antes de conhecer a meditação, há cinco anos, eu bebi muito por 20 anos. Cresci no Reino Unido, onde a bebida desempenha um papel enorme na vida social e, fora isso, trabalhava nas indústrias da música e mídia, que estão fortemente ligadas à bebida. À medida que fui aprendendo mais sobre meditação, reconheci que estava usando o álcool como alívio para o estresse e cura para a ansiedade, mas na ressaca esses efeitos colaterais indesejáveis reapareciam - aumentavam o estresse e a ansiedade. Através da meditação, percebi que estava obtendo muitos dos benefícios que achava que o álcool trazia. O que estou tentando fazer com essa meditação é dar às pessoas um vislumbre de seu poder de cura quando elas mais precisam. Além de quando estamos doentes, os momentos da vida em que nos sentimos pior são quando estamos de ressaca", finaliza Rory Kinsella.

Quer receber notícias de Entretenimento de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Entretenimento após acessar o Messenger. É muito simples!

Entretenimento