Topo
Entretenimento

Atriz Eloísa Mafalda morre aos 93 anos

A atriz Eloísa Mafalda, que morreu aos 93 anos - Basílio Calazans / Divulgação
A atriz Eloísa Mafalda, que morreu aos 93 anos Imagem: Basílio Calazans / Divulgação

do BOL, em São Paulo

17/05/2018 09h04Atualizada em 17/05/2018 12h05

Eloísa Mafalda, atriz que ficou conhecida por diversos papéis na dramaturgia brasileira, morreu aos 93 anos em Petrópolis, no Rio de Janeiro. 

A notícia foi confirmada ao UOL pelo filho da atriz, Marcos Francisco Teixeira.

"Ela morreu de causa natural mesmo, de idade", afirmou ele. Marcos disse que a mãe morreu por volta das 20h30 desta quarta-feira (16), em casa. À reportagem do UOL, ele disse que o enterro será em Jundiaí, no interior de São Paulo, cidade natal da atriz.

Eloisa deixa dois filhos, Mirian Teixeira e Marcos Teixeira. Marcos usou as redes sociais para homenagear a mãe, com uma foto dos dois e uma declaração de amor.

Marcello Berro, neto de Eloísa, homenageou a avó nas redes sociais: "Foi a primeira mulher que me pegou no colo. Sim! Antes de colocarem no colo da minha mãe, ela pegou da mão da obstetra e disse: - É meu neto! Nosso amor sempre foi explícito. Quando aprendi a escrever, escrevi em todos os livros da casa dela, listas telefônicas, paredes, gavetas: 'Vó te amo'".

A carreira

Mafalda Theotto, mais conhecida como Eloisa Mafalda, nasceu em 18 de setembro de 1924. Ela começou a carreira na rádio e estreou na televisão na TV Paulista.

Eloísa Mafalda e Jorge Dória interpretaram Dona Nenê e Lineu na primeira versão do seriado "A Grande Família", em 1972 - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Eloísa Mafalda e Jorge Dória interpretaram Dona Nenê e Lineu na primeira versão do seriado "A Grande Família", em 1972
Imagem: Divulgação/Globo
Na Globo, realizou trabalhos marcantes que a popularizaram com papéis como a Dona Nenê, da primeira versão de "A Grande Família" (1972), Maria Machadão, de "Gabriela" (1975), Gioconda Pontes, de "Pedra Sobre Pedra" (1992) e Manuela, do remake de "Mulheres de Areia" (1993). Ela ainda deu vida a Dona Pombinha, da novela "Roque Santeiro" (1985). 

Seu último trabalho foi na novela "O Beijo do Vampiro" (2002), em que interpretou Dona Carmem. 

Eloisa ainda teve experiência no cinema, sendo seu primeiro filme o longa-metragem "Somos Dois", de 1950. Ela ainda atuou em "Simão, o Fantasma Trapalhão" (1998).

Segundo o jornal "O Globo", convites para Eloísa Mafalda voltar a atuar foram feitos, porém a atriz estava com perda de memória e dificuldades para decorar textos desde a última novela na Globo.

Quer receber notícias de Entretenimento de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Entretenimento após acessar o Messenger. É muito simples!

(Com informações de UOL e O Globo)

Entretenimento