Topo
Entretenimento

Mulheres por trás da Cuca celebram sucesso internacional: "Ela é diva"

Jacira Santos e Mônica Rossi: o corpo e a voz de "Cuca", vilã do "Sítio do Picapau Amarelo" - Montagem/Reprodução/Facebook/Divulgaçãjavascript:void(0);o/TV Globo - Montagem/Reprodução/Facebook/Divulgaçãjavascript:void(0);o/TV Globo
Jacira Santos e Mônica Rossi: o corpo e a voz de "Cuca", vilã do "Sítio do Picapau Amarelo"
Imagem: Montagem/Reprodução/Facebook/Divulgaçãjavascript:void(0);o/TV Globo
do UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

20/06/2017 04h00

Cuca saiu do "Sítio do Picapau Amarelo" para dominar a internet, com memes que encantaram até os estrangeiros, mesmo sem saberem quem ela é. O sucesso mundial espantou as mulheres por trás da vilã da história de Monteiro Lobato. Jacira Santos e Mônica Rossi interpretaram durante quase seis anos a personagem na série infantil da Globo e comemoram os memes da "jacaroa", como a feiticeira jacaré era chamada.

Jacira é responsável pelas caras e bocas de Cuca que conquistaram os gringos. A atriz vestiu o figurino da personagem entre 2001 e 2006 e reagiu com surpresa quando soube por amigos a repercussão nas redes sociais.

"Foi uma grande surpresa. Vi pela internet, alguns amigos que sabiam que eu fazia [a Cuca] me mandaram o link falando 'olha o que está acontecendo'. Foi muito bacana, porque de alguma forma fez parte da minha vida. Ninguém esperava essa repercussão. Ela merece porque é uma personagem muito forte", afirma Jacira ao UOL.

Cuca para gringos

A voz de Cuca ficou a cargo de Mônica Rossi, dubladora de divas de Hollywood, como Demi Moore e Sharon Stone. Para ela, Cuca também pode ser chamada de diva e merece o sucesso internacional.

"Cuca é muito engraçada, tem todos os lados. É má, mas é atrapalhada. Ela se apaixona, é diva. Ela é mil personagens em uma só. Além disso, lançou para o mundo a 'escova regressiva'", define, relembrando aos risos um dos bordões da vilã.

Apesar da fama, os gringos não entenderam muito bem quem (ou o que) é a Cuca. Jacira Santos tenta explicar. "Houve uma mistura de ser vilã e bicho. A personagem é forte, tem personalidade. É uma mistura de tudo. Ao mesmo tempo em que é má, ela tem a sensualidade. Ela é uma 'jacaroa' sensual", brinca

Perrengues para ser Cuca

Jacira Santos em foto raríssima como Cuca - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Jacira Santos em foto raríssima como Cuca
Imagem: Reprodução/TV Globo
O gestual marcante de Cuca que chamou a atenção dos estrangeiros tem uma explicação, segundo Jacira: "O vestido limitava os movimentos, então para aparecer [a interpretação] tudo tinha que ser muito maior. Ela é muito expressiva".

Para interpretar Cuca, Jacira suou muito, literalmente. A atriz passava horas gravando dentro da fantasia de jacaré, confeccionada sob medida para ela. "Era bem quente. Gravávamos muitas externas na floresta, à noite. [Suei] muito, saía molhada. No período de gravação, me hidratava com isotônicos e água de coco, porque perdi muito líquido. Mas nunca passei mal".

Outra restrição era com fotos. A Globo proibia Cuca de mostrar o rosto para preservar a personagem infantil. Por isso, há pouquíssimos registros da vilã com a cabeça de Jacira: "Não podíamos revelar porque quebraria o encanto".

A atuação exagerada de Jacira ajudou Mônica Rossi a dar o tom certo para a vilã. Para Cuca ganhar vida, a dubladora interpretava o texto que a colega deveria seguir e, após a gravação das cenas, colocava a voz definitiva aproveitando o gestual da jacaré.

"Eu conseguia, na dublagem, trocar algumas coisas, adaptar e colocar 'cacos'. A 'escova regressiva' nem lembro se estava no texto ou se foi improviso, porque a gente inventava muita coisa, criava muitos bordões", relembra.

"Mães" de Cuca já foram Priscila

A sintonia entre as duas atrizes começou antes do "Sítio". As duas são "mães" de outra personagem marcante da TV: Priscila, da "TV Colosso" (1993). Tanto Cuca quanto os cães do programa infantil vieram do mesmo grupo de teatro de bonecos, Cem Modos, do qual Jacira participa até hoje.

"A expressão com a voz da Mônica foi um casamento perfeito para a personagem se tornar o que foi", elogia Jacira. "Temos uma simbiose. É incrível a gente trabalhando juntas. Temos uma química. É impressionante, porque não ensaiamos", analisa Mônica.

E o que foi melhor: "TV Colosso" ou "Sítio"? Como boas mães, Jacira e Mônica não têm filhas prediletas. "Priscila era mais meiga, fofinha. Essa mudança de uma coisa fofa para outra mais bruta foi muito legal", diz Jacira. "Sempre me divertia. 'TV Colosso' e 'Sítio' foram dois programas que amei fazer", comemora Mônica.

Por onde andam as mulheres por trás de Cuca

Em 2007, a Globo alterou drasticamente a caracterização de Cuca e, pela primeira vez, trocou a fantasia de jacaré por uma atriz de carne e osso: Solange Couto.

Após o "Sítio", Jacira Santos investiu na produção de arte e trabalha há seis anos na cenografia dos programas musicais da emissora, como "The Voice", "SuperStar" e seu sucessor, "PopStar", que estreia em julho.

Mônica Rossi continua atuando em dublagem, mas ainda é chamada pela Globo para reviver Priscila em aparições especiais. Ela também fez parte do elenco de "Herança de Ódio", radionovela ouvida pelos personagens de "Êta Mundo Bom" (2016), trama de Walcyr Carrasco.

Entretenimento