Topo

Ministério Público pede à Justiça busca e apreensão de livro de Hitler

Capa do livro "Mein Kampf - Minha Luta" é colocada à venda em livraria alemã Imagem: Matthias Schrader/AP

Do UOL, em São Paulo

29/01/2016 18h16

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro pediu, nesta sexta-feira (29), a busca e apreensão do livro "Mein Kampf - Minha Luta", de autoria de Adolf Hitler, em uma unidade da Livraria Saraiva na capital fluminense. De acordo com o texto, as editoras Saraiva, Centauro e Geração Editorial já comercializam a obra, e as livrarias da Travessa e Argumento estariam prestes a disponibilizá-la também em suas prateleiras.

Segundo a Geração Editorial, a obra não foi publicada. "As cópias ainda não foram impressas. Como vão recolher os livros se eles não existem ainda?", questionou ao UOL Willian Novaes, editor da Geração Editorial. 

Veja também

O pedido de busca e apreensão foi motivado por uma denúncia-crime dos advogados Ary Bergher, Raphael Mattos e João Bernardo Kappen, que adquiriram na Livraria Saraiva um e-book, editado pela Leya de Portugal.

Em comunicado, o editor Luiz Fernando Emediato considerou equivocada a ação do Ministério Público do Rio. "É uma petição histérica de advogados desinformados. Querem apreender um e-book de editora portuguesa que, por acaso, o site da Saraiva vende. A Constituição Federal garante a edição de livros. Proíbe o racismo. Óbvio. A futura edição da Geração Editorial, insisto, é um longo estudo crítico, anti-nazista, do abominável texto de Hitler, quase parágrafo por parágrafo", disse Emediato.

O editor foi além e defendeu que a obra "devia ser adotada nas escolas e recomendada nas igrejas e sinagogas. Estamos prontos para informar os ilustres procuradores e lutar por nosso direito constitucional de publicar qualquer livro. No caso deste, de Hitler, com os devidos comentários críticos. Confiamos na justiça".

De acordo com o promotor de Justiça Alexandre Themístocles, que subscreve a ação, desde 1997 a lei brasileira faz referência expressa ao nazismo, proibindo a divulgação de seus símbolos. Para ele, a conduta dos editores e revendedores do livro é criminosa, de acordo com o artigo 20 da Lei 7.716/89.

"Bíblia" nazista

O livro "Mein Kampf" ("Minha Luta", em tradução livre), com cerca de 700 páginas, foi lançado em 1925, vendeu mais de 12 milhões de exemplares e se tornou uma das principais plataformas para a difusão das ideias nazistas. O conteúdo do livro é escrito com uma mistura de autobiografia e panfleto político no qual defendia as ideias extremas e absurdas, calcadas no racismo e no nacionalismo, que mais tarde seriam colocadas em prática enquanto esteve comandando a Alemanha. Tudo isso em 1924, enquanto esteve preso.

Após o suicídio do ditador, em 1945, em Berlim, os direitos da publicação ficaram com o governo da Baviera, que vetou qualquer nova edição do calhamaço. No entanto, desde o dia 1º de janeiro de 2016, ano seguinte a se completar sete décadas da morte de Hitler, "Mein Kampf" se tornou um título de domínio público. 

A decisão das editoras em publicar a obra vem causando controvérsias. Para debater a polêmica, o UOL convidou os especialistas Miguel Sanches Neto e Ricardo Lísias que apontaram os motivos de serem a favor e contra a publicação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ministério Público pede à Justiça busca e apreensão de livro de Hitler - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Entretenimento