Topo

Fora da TV, ator Guilherme Karan sofre com doença degenerativa

Karan fez sucesso em novelas da TV Globo, como ?América? (2005) - a última que participou -, ?O Clone? (2001), ?Perigosas Peruas? (1992) e outras - Reproddução
Karan fez sucesso em novelas da TV Globo, como ?América? (2005) - a última que participou -, ?O Clone? (2001), ?Perigosas Peruas? (1992) e outras Imagem: Reproddução

Do BOL, em São Paulo

01/04/2015 23h23

Segundo informações do jornal Extra, ator Guilherme Karan, 57, está internado há um ano no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, em tratamento contra a síndrome Machado-Joseph – doença degenerativa que já provocou a morte de sua mãe e de seus dois irmãos. Karan fez sucesso em novelas da TV Globo, como “América” (2005), a última que participou, “O Clone” (2001), “Perigosas Peruas” (1992) e outras. O ator continua lúcido e recebe um salário da emissora carioca.

O ator, que preferiu a reclusão, vive sob os cuidados do pai, o almirante Alfredo Karan, em um apartamento dentro da unidade hospitalar, com tudo o que ele precisa, inclusive TV. De um tempo pra cá, o ator aceitou receber visitas de amigos mais chegados.

Em entrevista ao jornal, a atriz Tessy Callado falou sobre o amigo: "Quando ele ainda estava na casa do pai, só eu podia subir para visitá-lo. E nossos encontros sempre foram de muita alegria. Jamais falamos sobre a doença dele. O que levamos para o Guilherme é a alegria de viver. Enquanto tanta gente está aí reclamando, existe alguém que luta para se manter feliz". E relembrou a visita da atriz Alice Borges: "Ele ficou tão feliz em vê-la, lembrou todos os espetáculos em que a viu, a primeira vez dela no palco".

"Conversamos em inglês muitas vezes. O Guilherme continua antenadíssimo, sabe de tudo o que acontece no planeta", contou.

"A doença faz perder movimentos, deglutição, fala, mas a cabeça permanece lúcida. É de cortar o coração saber que meu filho percebe o que ocorre com seu corpo", disse o pai.

Guilherme Karan, assim como os três irmãos,  herdou a doença da mãe.  "Eu conto com Deus e minha fé. Tudo o que não queria é que meus filhos sofressem. Mas essa doença é minha sina", falou o pai do ator.

 

(Com informações do jornal Extra)

 

Entretenimento