Topo
Entretenimento

Não deixe que o sexo se torne monótono em relações longas

Não abrir mão das rapidinhas é uma das sugestões para não ter uma vida sexual monótona - Thinkstock
Não abrir mão das rapidinhas é uma das sugestões para não ter uma vida sexual monótona Imagem: Thinkstock

Heloísa Noronha

Do UOL, em São Paulo

08/01/2013 15h16

Por mais que um casal seja feliz durante anos, é comum que, em determinadas fases da vida, a rotina, a comodidade e a sensação de segurança deem uma esfriada no sexo. Afinal, se os dois se conhecem e se dão bem, por que tentar mudar? O problema é que o hábito, em certos casos, conduz à monotonia. E o tédio é muito prejudicial ao relacionamento. Por isso, UOL Comportamento conversou com especialistas e selecionou dez dicas para driblar a mesmice na cama após anos de relacionamento. 

1. Beijar muito na boca
Segundo a terapeuta sexual e de casais Maria Luiza Cruvinel, beijar deveria ser o começo, o meio e o fim de uma transa incrível. "Com o beijo na boca se inicia toda a sinergia sexual. É a essência da paixão e uma ferramenta poderosa no que se refere ao romance", diz a especialista, que lamenta que muitos casais com relações duradouras passem a subestimar e até dispensar esse carinho no cotidiano, deixando-o somente para a cama. Para ela, os pares deveriam tentar provar formas diferentes de beijar –diversificar a intensidade, a técnica, a duração etc.

2. Inovar nas preliminares
Com o tempo, as transas começam a obedecer sempre o mesmo script: beija aqui, beija ali, faz uma carícia em um ponto estratégico, diz tal coisa, parte para o sexo oral, depois a penetração e pronto. Não há surpresa e, em alguns casos, até o tempo de duração é sempre o mesmo. Para o psiquiatra e sexólogo Joaquim Zailton B. Motta, é preciso criar. "Varie as regiões de exploração corporal. Por exemplo: um dia, estimule o lado esquerdo do parceiro; no outro, o direito. Vale tocar e lamber todos os cantos, menos as áreas erógenas, e por aí vai", conta. Surpreender o outro, em vez de atender suas expectativas, pode ser excitante, assim como mudar o cenário das preliminares –que tal iniciá-las na cozinha ou no banheiro?

3. Cuide da aparência
No início de namoro, se arrumar para encontrar quem se ama é uma espécie de cerimônia que por si só já gera um enorme prazer, pois antecede as delícias que estão por vir. A convivência, a rotina e a disponibilidade acabam exterminando esse ritual, que deveria ser mantido, segundo o psiquiatra Joaquim Zailton B. Motta. Em vez de tomarem banho e se vestirem um diante do outro, seria bom, pelo menos em ocasiões especiais, que se preparassem e se trocassem sozinhos, na intimidade, para então causarem admiração com um visual diferente ou mais caprichado do que o habitual.

Aprenda dez posições do kama sutra que você consegue fazer

  • Arte/UOL

    Clique na imagem para ver o infográfico (conteúdo não disponível para dispositivos móveis)

4. Luxo no dia a dia
Não são poucos os casais que reservam os melhores talheres, taças e louças para impressionar as visitas em eventos comemorativos e destinam ao uso diário copos descombinados, pratos lascados e garfos e facas velhos. Para Joaquim Zailton B. Motta, a química sexual tem tudo a ver com a forma com que homens e mulheres lidam com seus momentos cotidianos, como o café da manhã e o jantar. Ver a mesa bem posta e caprichada, usar toalhas felpudas e lençóis bordados deixa a casa bonita, com astral renovado, o que estimula a autoestima do casal e ajuda a renovar a relação. "Aconselho colocar em uso todos os  presentes de casamento, até mesmo o faqueiro de prata caríssimo. É fundamental curtir tudo a dois, em vez de esperar determinadas ocasiões”, diz. Todo dia deve ser considerado especial.

5. Não abrir mão das rapidinhas
Como já foi dito sobre as preliminares, casais que estão juntos há vários anos costumam transar praticamente sempre do mesmo jeito. "É um território confortável", diz a ginecologista Carolina Ambrogini, que recomenda as rapidinhas como um antídoto à monotonia. "Chamar o parceiro para uma transa rápida quebra a rotina. É preciso se virar conforme a situação e se adaptar ao local, sem premeditação, o que certamente dá fôlego novo à libido", afirma.

6. Premeditar a situação
Para a terapeuta Maria Luiza Cruvinel, muita gente pensa que sexo bom é aquele que surge de um impulso. "Isso é um mito", declara. "Mesmo no início de relacionamento, quando a libido estava no auge, o que acontecia também era resultado de muito preparo. Da aparência, da roupa, do ambiente, da música etc." Na opinião dela, os casais devem continuar a seduzir, a criar expectativas, planejar. Como? Primeiro, fantasiando no decorrer do dia. Segundo, telefonando ou mandando mensagens via e-mail ou SMS contando seus planos para mais tarde. E, terceiro, preparando o terreno –arrumando o quarto, vestindo algo especial, preparando um prato diferente etc.

Como explorar melhor os pontos erógenos do homem e da mulher

  • Arte/UOL

    Clique na imagem para ver o infográfico (conteúdo não disponível para dispositivos móveis)

7. Evitar a obrigatoriedade do orgasmo simultâneo
Na opinião de Joaquim Zailton B. Motta, coordenador do Grupo de Estudos sobre o Amor de Campinas (GEACamp), no interior paulista, a pressão de atingir o clímax juntos é uma espécie de armadilha que prejudica a vida sexual de muitos casais, principalmente os que vivem juntos há anos, pois nem um nem outro consegue relaxar o suficiente para aproveitar o que antecede o gozo. "Aconselho agir com certo egoísmo na cama. Primeiro é preciso buscar o próprio orgasmo, para depois cuidar do prazer do outro", explica.

8. Tome cuidado com os artifícios
De fantasias sensuais a brinquedinhos eróticos, há uma série de recursos interessantes nas sex shops. Muita gente, porém, acaba buscando esses artifícios porque os amigos recomendaram ou porque viram uma determinada cena em um filme, desconsiderando a história e as vontades do parceiro e até mesmo as próprias. "Um espartilho, por exemplo, só deve ser adotado se a mulher se sentir confortável com ele. O conforto mental e físico são a chave para a liberdade sexual", conta Maria Luiza Cruvinel, que lembra: "Mais do que valorizarem e se excitarem com roupas ou acessórios, homens e mulheres preferem dividir a cama com alguém que esteja realmente envolvido no ato sexual”, diz.

9. Transforme o quarto em um santuário do sexo
Segundo os especialistas, o quarto não é lugar para ver TV, comer, estudar, discutir a relação ou fazer as contas do mês. Esse espaço deve ser usado e decorado para descansar e transar, com uma iluminação relaxante, lençóis confortáveis e decoração bonita. "O quarto de um casal deve ser um lugar seguro e gostoso, para que os dois se entreguem ao que têm vontade sem se preocupar com o mundo do lado de fora", diz Maria Luiza. Casais com filhos devem se precaver contra possíveis interrupções, trancando a porta e pedindo a ajuda dos avós e babás, para curtirem bons momentos a sós.

10. Não caia na armadilha da segunda lua de mel
Segundo a psicóloga e sexóloga Maria Claudia Lordello, da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), há casais que tentar fazer uma "segunda lua de mel" para dar uma sacudida no marasmo. "De fato, mudar os ares ajuda a dar gás novo ao relacionamento e estimula a libido. Mas só viajar para um lugar encantador e paradisíaco não resolve se a falta de entrosamento no sexo, por exemplo, for sintoma de outros problemas da relação", explica. Se a viagem tiver mesmo como objetivo tirar o sexo da rotina, vale aproveitar o cenário e as experiências diferentes para abrir o jogo sobre desejos, fantasias, vontades.

Entretenimento