Topo
Entretenimento

Doceira ensina a "salvar" brigadeiro empelotado; veja receita de bolo

da Folha Online

24/03/2010 21h10

A doceira Juliana Motter, chef-pâtissière do ateliê Maria Brigadeiro (o primeiro do Brasil especializado no doce), resolveu ensinar as receitas que fazem tanto sucesso em sua loja no recém-lançado "O Livro do Brigadeiro" (Panda Books). O livro mostra como fazer tanto o brigadeiro tradicional como outras sobremesas que utilizam este doce genuinamente brasileiro.

Juliana também conta a história do brigadeiro e dá dicas sobre ingredientes, como usar sempre chocolate de verdade (e não achocolatado) e manteiga (nunca margarina). Abaixo, veja as sugestões da autora sobre o que fazer quando a receita empelota ou gruda no fundo da panela. E aprenda a fazer um bolo de brigadeiro que rende oito porções.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro.
 

Divulgação
Doceira Juliana Motter dá dicas para fazer ótimos brigadeiros e ensina receitas diversas
Doceira Juliana Motter dá dicas para fazer ótimos brigadeiros e ensina receitas diversas

E quando não dá certo?  

Às vezes, a receita desanda. Acredite, não é só na sua cozinha... Já joguei tanto brigadeiro fora que o lixeiro deve achar que sou a pior cozinheira do bairro. Não sei de onde vem isso, mas as pessoas têm aquela ideia de que fazer brigadeiro e fritar ovo são as tarefas mais fáceis da cozinha. Sendo assim, usam os dois para provar que fulano não leva o menor jeito na cozinha. "Ah, fulana só sabe fazer brigadeiro. Nem ovo frita". Claro que não frita. Gente, fritar ovo é coisa séria, exige muito treino, caso contrário ele fica com a clara borrachuda, a borda esturricada e a gema crua. Com o brigadeiro é a mesma coisa. Distraiu, lá está ele grudado no fundo da panela, todo empelotado e com gosto de queimado. O que fazer nesse caso? Fritar um ovo?

Salve-se quem puder!

Bem, vamos lá, o brigadeiro deu errado. Não se desespere! Talvez seja possível salvá-lo. Saiba aqui como dar os primeiros (e últimos) socorros. Empelotou? Tire-o imediatamente do fogo e bata com força (o que não será difícil no estado de humor em que você vai estar) até que o creme fique lisinho novamente. Ufa! Volte para o fogo e mexa sem parar até dar o ponto.

Cristalizou? Se você esquecer de limpar as bordas da panela com a colher durante o preparo, o brigadeiro que se depositar ali vai passar do ponto e formar aqueles caramelos durinhos que grudam no dente, ameaçando botar abaixo todas as obturações. Não há como dar jeito em "cororó" (como chamam os baianos). A recomendação é comer assim mesmo e marcar logo uma consulta ao dentista. Grudou no fundo? Não tente raspar à força com a colher de pau, caso contrário seu brigadeiro terá um único gosto: de queimado. Tire com cuidado o que estiver por cima e mergulhe a panela em água e sabão.

Alex Silva/Divulgação
Bolo brigadeiro, uma das receitas de 'O Livro do Brigadeiro', da doceira Juliana Motta
Bolo brigadeiro, uma das receitas de 'O Livro do Brigadeiro', da doceira Juliana Motta

 

Bolo brigadeiro

Rende: 8 porções

Ingredientes

:: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
:: 2 xícaras (chá) de açúcar
:: 1 xícara (chá) de chocolate em pó
:: 1 colher (sopa) de fermento em pó
:: 1 pitada de sal
:: 3 ovos
:: 1 xícara (chá) de manteiga sem sal
:: 1 xícara (chá) de água fervente

Ingredientes da cobertura

:: 2 receitas de brigadeiro (preparadas conforme instruções abaixo)
:: raspas de chocolate (para confeitar)
:: 1 lata de creme de leite

Modo de fazer

Em uma vasilha grande, de metal ou louça, coloque os ingredientes secos do bolo: a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento em pó e o sal. Faça um buraco no meio e junte os ingredientes líquidos (ou quase): os ovos, a manteiga derretida e a água. Bata imediatamente na batedeira (para não cozinhar os ovos) até a massa ficar bem homogênea (aproximadamente 5 minutos, na velocidade máxima). Despeje-a em uma forma untada com manteiga e enfarinhada, assando em forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos ou até que o bolo esteja assado. Teste com o palito. Prepare a cobertura: faça o brigadeiro e, quando estiver no ponto, acrescente a lata de creme de leite e continue mexendo por mais 5 minutos. Apague o fogo. Corte a massa do bolo ao meio, no sentido horizontal, recheie e cubra com o brigadeiro morno e decore com as raspas de chocolate.


Brigadeiro tradicional

Rende: 30 brigadeiros

Ingredientes

:: 1 lata de leite condensado
:: 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou 8 colheres de raspas do seu chocolate favorito)
:: 1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal
:: raspas de chocolate para confeitar

Modo de fazer

Abra a lata de leite condensado e despeje na panela. Acrescente o chocolate em pó (ou as raspas de chocolate), misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto, retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as em raspas de chocolate ao leite ou meio-amargo e acomode-as nas clássicas forminhas de papel plissado.


"O Livro do Brigadeiro"
Autora: Juliana Motter
Editora: Panda Books
Páginas: 96
Quanto: R$ 29,52
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha.
 

Entretenimento