Gripe: 16 países retiram restrições à compra de carne de frango do Brasil

Seis dias após o Brasil se declarar livre da gripe aviária, 16 países retiraram as restrições à importação da carne de frango brasileira.
O que aconteceu
16 países retiram restrições à importação de carne de frango brasileira. São eles: Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã.
Ministério da Agricultura segue em negociações com outros países. "O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível", disse o órgão em nota.
Oito investigações de casos suspeitos seguem em andamento. Dessas, duas são em Minas Gerais (em Bambuí e em Simão Pereira) e outros dois em São Paulo (em Lençóis Paulista e em Poá). Há ainda investigações em quatro outros estados: no Rio Grande do Sul (em Canoas), no Espírito Santo (em Nova Venécia), no Ceará (em Mulungu) e no Pará (em Garrafão do Norte).
Três focos da doença estão em andamento no país: em Brasília (DF), Mateus Leme (MG) e em Sapucaia do Sul (RS). Os três envolvem animais silvestres.
Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil:
- Albânia
- Argentina
- Canadá
- Chile
- China
- Filipinas
- Índia
- Macedônia do Norte
- Malásia
- Mauritânia
- Paquistão
- Peru
- Timor-Leste
- União Europeia
- Uruguai
Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul
- África do Sul
- Angola
- Arábia Saudita
- Armênia
- Bahrein
- Bielorrússia
- Cazaquistão
- Coreia do Sul
- Cuba
- Kuwait
- México
- Namíbia
- Omã
- Quirguistão
- Reino Unido
- Rússia
- Tajiquistão
- Turquia
- Ucrânia
Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS)
- Catar
- Emirados Árabes Unidos
- Jordânia
Suspensão limitada aos municípios de Montenegro, Campinápolis e Santo Antônio da Barra
- : Japão
Suspensão limitada à zona*
- Hong Kong
- Maurício
- Nova Caledônia
- São Cristóvão e Nevis
- Singapura
- Suriname
- Uzbequistão
(*) O reconhecimento de zonas específicas é denominado regionalização, conforme previsto no Código Terrestre da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e no Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) da Organização Mundial do Comércio (OMC).