Brasil se declara livre da gripe aviária após 28 dias de foco em granja
O Brasil se declarou livre da gripe aviária após 28 dias desde o primeiro caso da doença em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. O aviso foi feito hoje pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e foi encaminhado à Organização Mundial da Saúde Animal.
A expectativa agora é de reabertura de mercados que deixaram de comprar a carne de frango brasileira por conta da doença. Até hoje, 47 países suspenderam a importação do produto para todo o Brasil e outros 21 tinham alguma outra restrição.
O que aconteceu
Prazo de 28 dias do chamado "vazio sanitário" chegou ao fim hoje. O período de 28 dias corresponde ao ciclo do vírus H5N1 e começou a contar após a desinfecção da granja de Montenegro. Foi preciso aguardar esse prazo para garantir que não haja vestígios do vírus no ambiente antes da retomada das atividades no local.
Brasil comunicou organização mundial. O país encaminhou a autodeclaração de livre da gripe aviária à OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal). Em nota, o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) informou que, com o encerramento desse prazo e sem novas ocorrências, o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o status de livre da doença.
Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro. Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária
Próximo passo é a retirada das restrições à compra da carne de frango brasileira por outros países. Ao todo, 47 países mantinham até ontem a suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil. Outros 17 limitam a restrição ao estado do Rio Grande do Sul e quatro adotam a restrição somente ao município de Montenegro (RS).
Um dia antes do fim do vazio sanitário, Japão amplia suspensões. Ontem, o Japão impôs restrições a compra de carne de frango de mais duas cidades brasileiras - até então estava só limitado a cidade de Montenegro (RS). Além disso, o país deixou de comprar ovos férteis e pintos de um dia de todo o território dos estados de Goiás e Mato Grosso.
Mapa está notificando diretamente os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas. Segundo o Ministério, o objetivo é "restabelecer o comércio internacional o mais rapidamente possível".
Expectativa é de reabertura de mercados. Em maio, as restrições impactaram nas exportações brasileiras da carne de aves e miudezas, o que refletiu na balança comercial, segundo dados da SECEX (Secretaria de Comércio Exterior). Houve uma queda de 12,93%: de US$ 751,89 milhões, registrado em maio de 2024, baixou para US$ 654,66 milhões em maio deste ano. O dado informado pelo governo não específica quanto deste montante é carne de frango.
País tem três focos da doença em andamento. Dois deles são em zoológicos: em Brasília (DF) e em Sapucaia do Sul (RS). O terceiro está em andamento em uma propriedade particular em Mateus Leme (MG). Nos três casos, as aves são silvestres.
11 casos suspeitos estão sendo investigados no Brasil. Três deles são em Minas Gerais (em Sacramento, São Joaquim de Bicas e Novo Cruzeiro) e outros três no Espírito Santo (em Linhares, Serra e Vila Velha). Também há investigações em curso em outros cinco estados: no Pará (em Parauapebas), em Roraima (em Alto Alegre), no Ceará (em Cedro), na Bahia (em Morro do Chapéu) e no Rio Grande do Sul (em São Valentim).
Maior parte dos casos suspeitos é com aves domésticas. Das 11 investigações em andamento, nove são com aves domésticas e duas, com silvestres.
Embargos a todo território nacional:
- África do Sul
- Albânia
- Argentina
- Canadá
- Chile
- China
- Coreia do Sul
- Filipinas
- Índia
- Iraque
- Macedônia do Norte
- Malásia
- Marrocos
- Paquistão
- Peru
- República Dominicana
- Sri Lanka
- Timor-Leste
- União Europeia (bloco formado por Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia)
- Uruguai
Restrições limitadas ao Rio Grande do Sul
- Angola
- Arábia Saudita
- Armênia
- Bahrein
- Bielorrússia
- Bósnia e Herzegovina
- Cazaquistão
- Cuba
- Kuwait
- México
- Montenegro
- Namíbia
- Quirguistão
- Reino Unido
- Rússia
- Tajiquistão
- Turquia
- Ucrânia
Embargos somente à cidade de Montenegro (RS):
- Catar
- Emirados Árabes Unidos
- Japão
- Jordânia
Embargos às cidades de Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT)
- Japão
Embargos aos estados de Goiás e Mato Grosso*
- Japão
(*) para ovos férteis e pintos de um dia