INSS registra 1,3 milhão de pedidos de reembolso; 41 entidades são citadas

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou hoje que 1,3 milhão de segurados pediram reembolso por não autorizarem descontos de entidades associativas em seus benefícios.
O que aconteceu
1.345.817 de pessoas não autorizaram e solicitaram o reembolso dos descontos. Enquanto isso, apenas 24 mil pessoas, aproximadamente, autorizaram esse pagamento. Segundo o instituto, 1.370.635 pessoas fizeram consultas sobre os descontos na plataforma do instituto —o site e o aplicativo, de forma geral, receberam mais de 34 milhões de acessos.
41 entidades foram contestadas, segundo o levantamento divulgado. Conforme mostrou reportagem do UOL, os brasileiros podem também fazer as consultas por telefone, na Central 135. Mas a maioria das consultas tem sido feita pela internet —991 mil ocorreram pelo aplicativo ou site do INSS.
Apesar de 41 entidades serem citadas, apenas 12 são investigadas pela AGU (Advocacia-Geral da União). Na quarta (14), o presidente do INSS, Gilberto Waller, explicou que, assim que o instituto intima automaticamente as entidades, elas têm até 15 dias úteis para provar que o desconto foi regular ou fazer o reembolso.
De onde sairá o dinheiro?
O INSS ainda calcula o rombo e busca alternativas para o ressarcimento. O presidente do INSS lembrou que R$ 1 bilhão das associações já foram bloqueados pela Justiça e que a AGU pediu bloqueio de mais R$ 2,1 bilhões. A intenção é que "quem custeie [o ressarcimento] seja o fraudador", afirmou Waller. "Depois de verificado o valor a ser pago, vamos ver de onde e como vai sair o dinheiro. Primeiro é encontrar o valor."
Descontos de abril estão bloqueados. "Foi descontado no último mês, e será ressarcido, R$ 292 milhões na próxima folha [de pagamento], que começa a rodar no final do mês", disse o presidente. Ele explicou que os descontos do mês passado não foram repassados às entidades após bloqueio pelo INSS.
Estamos fazendo um pente-fino nos descontos associativos. Se ele retornar, serão regras totalmente diferentes, e começaremos do zero.
Gilberto Waller, presidente do INSS
Como pedir a devolução:
- Entre no aplicativo Meu INSS;
- Informe CPF e senha cadastrada;
- Clique em "Do que você precisa?";
- Digite "consultar descontos de entidades";
- Se houver desconto, marcar se fora/m autorizados ou não;
- Informe email e telefone de contato;
- Confirme a veracidade das informações prestadas;
- Clique no botão "Enviar Declarações".