Topo
Notícias

Ata do Copom indica fim do ciclo de aumento de juros, diz economista

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/05/2025 11h24

A ata do Copom divulgada hoje indica o fim do ciclo de aumento de juros no Brasil, analisou Gabriel Barros, economista-chefe da ARX Investimentos, em entrevista ao Mercado Aberto.

A impressão que eu tive é que ele estão com uma cabeça mais 'dovish' em relação ao comunicado, porque eles estão dizendo que têm confiança no modelo, que eles acreditam que haverá moderação do crescimento nessa parte final.

Alguns fatores elencados durante a reunião seguem dando confiança ao Comitê de que o processo de moderação de crescimento deve concorrer, diz trecho da ata.

Então, eles estão realmente bastante confiantes de que haverá uma desaceleração da economia, e isso é 'dovish', isso vai na direção de, olha, eu preciso subir menos juros porque confio em mim, tenha paciência que a economia vai desacelerar.
Gabriel Barros

Barros apontou ainda outras indicações da ata do Copom que revelam esta desaceleração no aumento de juros no Brasil.

A gente também vê isso em outros pontos da ata, por exemplo, quando eles dizem que a política monetária significativamente contracionista já tem contribuído e seguirá contribuindo para moderação de crescimento.

Então, de novo, reforçando a confiança no futuro, acreditam que continuará a ter moderação de crescimento.

Outro ponto importante, quando eles mencionam, 'dadas as defasagens inerentes aos mecanismos de política monetária', essa referência a defasagens, em geral, é quando o Banco Central quer parar.

Historicamente, o Banco Central faz referência a efeitos acumulativos e defasados, é quando ele está sinalizando que acha que subiu o suficiente os juros e agora é ter paciência para os efeitos defasados da política monetária bateram na economia.
Gabriel Barros

O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Notícias