Topo
Notícias

Lula não vai escolher entre China e EUA, diz Haddad sobre guerra comercial

Do UOL, em São Paulo

12/05/2025 09h30

Em entrevista ao Canal UOL hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai escolher entre China e Estados Unidos na guerra comercial iniciada neste ano pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Não é bravata quando Lula diz que busca negociações com americanos, chineses e russos, segundo Haddad. "Ele acredita no multilateralismo mesmo, não é tipo", afirmou o ministro na entrevista.

O que aconteceu

Brasil não vai escolher entre China e EUA porque ambos os países são importantes para a economia brasileira, segundo Haddad.

A China é a maior parceiro comercial do Brasil hoje, há muitos anos já. Então, como é que você vai prescindir disso? Os Estados Unidos têm a tecnologia de ponta que ninguém domina no nível que eles dominam. Porque depois ficou assim: 'Ah, o Brasil escolhe a China ou escolhe os Estados Unidos? O presidente Lula não vai fazer essa escolha.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda

A recusa de escolher entre um e outro é uma característica que faz parte do perfil do próprio Lula, que é um conciliador, disse o ministro.

Talvez [Lula] seja dos poucos governantes que tenham portas abertas em qualquer quadrante do mundo. Ele acredita no multilateralismo mesmo, não é tipo. Ele acredita no multilateralismo e ele pensa que o Brasil, sobretudo pela sua dimensão, peso específico, nem pode pensar em outra política que não seja multilateral. O fato de que, na mesma semana em que ele estava na China, eu estava nos Estados Unidos, deveria significar alguma coisa para um observador isento.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Notícias