Topo
Notícias

Bolsas chinesas fecham estáveis; Europa avança e EUA operam em alta

Florence Lo/File Photo/Reuters
Imagem: Florence Lo/File Photo/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/04/2025 08h13

As Bolsas de Valores da China fecharam com rumo indefinido, com os investidores ainda no aguardo das definições tarifárias sobre as vendas aos Estados Unidos. Na Europa e nos Estados Unidos, os principais índices operam no azul.

O que aconteceu

Bolsas chinesas têm estabilidade. O movimento, que surge após a valorização da véspera, contou com as leves variações positivas dos índices Hang Seng (+0,23%), de Hong Kong e do FTSE China A50 (+0,5%), composto pelas principais empresas listadas nas Bolsas de Xangai e Shenzhen.

Cenário de alta não foi generalizado. Caminharam na contramão e fecharam o dia com variações negativas dos índices SZSE Component (-0,27%), formado por 500 papéis negociados na Bolsa de Shenzhen, e o DJ Shanghai (-0,05%).

Demais mercados também oscilaram. Os índices Nikkei (Japão), S&P/ASX 200 (Austrália), KOSPI (Coreia do Sul) e IDX Composite (Indonésia) apresentaram variação positiva de, respectivamente, 0,89%, 0,17%, 0,88% e 0,59%. Por outro lado, o VN 30 (Vietnã) e o Taiwan Weighted fecharam o dia no vermelho.

Principais Bolsas da Europa avançam. O bom humor da sessão foi acompanhado pelo sinal positivo dos índices de Londres (+1,41%), Frankfurt (+1,32%), Paris (+0,86%) e Milão (+2,39%). Os mercados da Espanha, da Holanda e da Suécia saltaram mais de 2%.

Euro Stoxx 50 apresentou alta de 1,08%. O índice composto pelas principais empresas da Zona do Euro acompanha as Bolsas do continente. Entre os principais ganhos, aparecem as ações das montadoras automotivas, a exemplo de Stellantis (+6,46%), BMW (+2,16%), Volkswagen (+2,22%) e Mercedes Benz (+1,49%). Os grandes bancos também avançaram.

Movimentos refletem incertezas. Os altos e baixos das Bolsas asiáticas mostram cautela dos mercados em meio às definições sobre o "tarifaço" imposto pelos EUA sobre as importações. Ontem, os índices avançaram diante da isenção das taxas sobre smartphones, computadores e chips. A sinalização, no entanto, é de que a decisão será revertida em breve.

EUA em alta

Bolsas dos EUA operam em alta - Brendan McDermid/Reuters  - Brendan McDermid/Reuters
Bolsas dos EUA operam em alta
Imagem: Brendan McDermid/Reuters

Ambiente positivo também nos EUA. Com o pregão ainda em andamento, as principais Bolsas de Nova York têm estabilidade. Às 14h13, subiam levemente os índices Nasdaq (+0,03%), composto pelas ações das empresas de tecnologia, o S&P 500 (+0,12%) e o Dow Jones (+0,01%).

Notícias