É possível chegar na pontuação 1.000 da Serasa? Saiba como aumentar score

O Serasa Score é uma pontuação que serve de base para muitas empresas tomarem decisões de negócio mais acertadas na hora de emprestar dinheiro, fazer uma venda parcelada ou mesmo oferecer um serviço. A pontuação tem quatro faixas de classificação:
- De 0 a 300: muito baixo
- De 301 a 500: baixo
- De 501 a 700: bom
- De 701 a 1.000: excelente
Quanto mais alto o score, menor o risco de inadimplência. Instituições como bancos, financeiras e lojas de varejo estão sempre buscando informações sobre o perfil financeiro dos clientes. Isso minimiza o risco de inadimplência para as empresas e de endividamento por parte do consumidor.
Score 1.000 é um "objetivo desafiador", segundo a própria Serasa. Para chegar ao valor final da pontuação, o cálculo da Serasa considera vários fatores, e todos eles precisariam estar com a avaliação máxima. Alguns desses critérios, como o tempo de relacionamento com o mercado, dependem necessariamente da passagem de meses e anos para receber uma melhor avaliação.
Não é possível afirmar quantas pessoas tem a pontuação máxima. Segundo a Serasa, a pontuação é uma informação privada, que só as empresas e a própria pessoa podem ter acesso. A atualização dos dados acontece, geralmente, a cada três meses.
Como alcançar os 1.000 pontos?
Pague as contas em dia. Quem paga as contas em dia tem um bom histórico no Cadastro Positivo, e esse é um dos hábitos que mais interessam a uma empresa que avalia ceder crédito a um cliente.
Renegocie dívidas, caso tenha. Em 2025, caso a dívida seja paga via Pix (se a credora oferecer esta opção), o score é atualizado em tempo real.
Busque crédito com cautela. Ao fazer pedidos e simulações de empréstimo ou crédito, as empresas consultam a situação do seu CPF. Para o cálculo, quando muitas instituições consultam o mesmo CPF em pouco tempo, isso pode significar que a pessoa está precisando de dinheiro com urgência.
Atualize o cadastro na Serasa. Nisso, seu perfil de consumidor é considerado mais confiável, e isso conta na pontuação.
Tenha contas em seu nome. Contratos ativos e tempo de relacionamento com o mercado fazem parte da avaliação do Score.
Como é calculado o Serasa Score?
- Contas pagas em dia: 55% do total
- Registro de dívidas: 33% do total
- Consultas ao CPF: 6% do total
- Evolução financeira: 6% do total
Como consultar a pontuação?
- Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
- Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora, de graça.
- Faça o login com CPF e senha.
- O Serasa Score aparece logo na primeira tela após o login.