Topo

Da Copa do Bumbum à política: as músicas que se candidatam a "hit do hexa"

Gabriel Jesus aparece no clipe de "PaPum", 25ª música mais ouvida no Brasil, de Kevinho - Reprodução/Youtube
Gabriel Jesus aparece no clipe de "PaPum", 25ª música mais ouvida no Brasil, de Kevinho Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

05/06/2018 04h00

"Todos juntos, vamos, pra frente Brasil, Brasil, salve a seleção", "Voa, canarinho, voa", "Eu sei que vou, vou do jeito que eu sei...", "E vai rolar a festa, vai rolar...". É uma tradição brasileira disputar a Copa do Mundo com o povo embalado por uma música que exalte nossos craques, nosso patriotismo e nossa força. Mas, como explicou o UOL Esporte em reportagem recente, está sendo um desafio para cantores e compositores encontrarem o hit que embalará a busca pelo hexa na Rússia.

Pelo menos uma coisa é certa: não faltam candidatos.

Thiaguinho, Alexandre Pires, Kevinho, Léo Santana, Anavitória, Aviões do Forró, Wesley Safadão, Diogo Nogueira... Todos estes artistas bombados no Brasil, entre outros, já lançaram músicas com temática ou referências à seleção brasileira e à Copa do Mundo de 2018. E ainda deve rolar muita coisa até a estreia do Brasil no Mundial, que será no dia 17 de junho contra a Suíça.

Até lá, veja (e ouça) o que já está rolando e escolha seu hino para a Copa. Ou melhor, para a possível conquista do hexa!

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

PaPum (Kevinho)

Segundo o aplicativo Spotify, é a 25ª música mais tocada no Brasil atualmente - e, com certeza, o maior sucesso das músicas lançadas até o momento com referências à Copa do Mundo. O autor de hits como "Olha a explosão" e "Tá Tum Tum" apostou na presença do atacante Gabriel Jesus no clipe de "PaPum" e diversos termos do universo do futebol para bombar. Já tem mais de 45 milhões de visualizações no Youtube.

Eu Vim Pra Fazer Diferença (Alexandre Pires e Thiaguinho)

Com o clipe gravado no Jardim Irene, bairro de origem pentacampeão Cafu, é quase uma música motivacional, como nos trechos "Então vamos que vamos, nobre guerreiro, resgatar o orgulho de ser brasileiro" e "Já diz o ditado: quem cala consente. Se Deus é por nós, quem será contra a gente?". O clipe começa com um garoto batendo bola e os cantores são acompanhados até o fim por ele vestindo a camisa da seleção. Lançado em 18 de maio, já tem 3,5 milhões de visualizações no Youtube.

Copa do Bumbum (MC WM e Léo Santana)

"Deixa os gringos zoar com aquele papinho de 7 a 1. Hoje a gente vai desafiar o mundo inteiro... na Copa do bumbum". MC WM e Léo Santana, nesta mistura de funk e axé, "descontam" o 7 a 1 da Copa do Mundo de 2014 nesta música lançada em 8 de maio e já com mais de 10 milhões de visualizações. Cantores e dançarinas estão vestidos no clipe com as cores da seleção brasileira e até pintam ruas em referência à Copa da Rússia. 

Eu e a Torcida do Brasil (Aviões e Wesley Safadão)

Lançado em 25 de maio, o clipe já tem 2,5 milhões de visualizações no Youtube. As referências à Copa do Mundo são explícitas, com bandeira do Brasil e camisetas dos cantores nas cores da bandeira, mas o tema da música é um romance em que o homem não tem certeza se a mulher gosta dele tanto assim e diz que "eu e a torcida do Brasil cruzando os dedos para ela me amar do mesmo jeito".

Agora é Hexa (Anavitória e Atitude 67)

A dupla feminina famosa pela música "Trevo" e o grupo de pagode que embalou "Cerveja de Garrafa" se juntaram para lançar, no último dia 31, uma das poucas músicas de torcida pela seleção: "Uh, uh, ah, ah, vou torcer para a gente ganhar. Agora é hexa". Miranda, Paulinho, Tite, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar são citados nominalmente na música, que contrasta as visões de futebol de quem entende "nada de nada" e de quem sabe "tudo de tudo".

Torcida Brasil (Diogo Nogueira)

Clipe ainda não foi lançado, mas a música já foi executada em algumas rádios e está disponível em plataformas como Napster e Spotify. A letra escrita por Pretinho da Serrinha, Rogê, Gabriel Moura e o Leandro FAB é o hino de um projeto artístico chamado "Torcida Brasil". "É gol, o Brasil é massa. Chega mais, meu parça, na inspiração" diz a letra, que não faz referência direta à Copa da Rússia.

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Chegou a Hora, Brasil! (Luiz Ayrão)

O cantor e compositor de 76 anos, autor de grandes sucessos como "Nossa Canção", escreveu uma música para a Copa do Mundo de 2018 após 36 anos de "Meu Canarinho", que fez sucesso durante o Mundial de 1982. Na nova composição também há assuntos políticos e sociais envolvidos na torcida pela seleção: "(...) o povo quer ser campeão também, na saúde, na educação, na segurança da população, sem malandragem, sem corrupção" e "cidadão, acerte a mão, vote bem, não vote errado, não".

Bônus: Oooh La La La La (K2rhym e Ronaldinho Gaúcho) 

Um rapper tunisiano lançou no dia 26 de maio a música cujo clipe tem a participação do pentacampeão Ronaldinho Gaúcho. Ele só dança e entoa os versos do refrão, mas a música é chiclete e já passou de 10 milhões de visualizações no Youtube. K2rhym usa a música para animar as seleções árabes que participam da Copa (Tunísia, Arábia Saudita, Marrocos e Egito), com cenas gravadas no Brasil. Ronaldinho deixou o futebol em janeiro de 2018.

Entretenimento