Grande Rio traduz na avenida polêmica sobre divisão dos royalties do petróleo

Do UOL, em São Paulo*

Quarta escola a sair pela Marquês da Sapucaí, a Acadêmicos do Grande Rio levou para a avenida seu apelo político sobre a polêmica divisão dos royalties do petróleo. Recebida por um público animado que balançava bandeiras e cantava o enredo, a escola conseguiu tratar do assunto de forma leve e com referências de fácil assimilação --a escola nega ter recebido patrocínio dos municípios produtores de petróleo.

SAMBA DA GRANDE RIO

Um grande rio de amor sou eu
Vem cá, me dá o que é meu, é meu

Vem, vem comigo cantar
Hoje vou mergulhar profundo
Tem lá no fundo do mar
Ouro pra alimentar o mundo
Que faz crescer, impulsionar
O conhecer multiplicar
Tão lindo pela própria natureza
Meu rio faz gerar tanta riqueza
Mais tem que ser assim
Bom pra você, bom pra mim

Uma eterna paixão de enlouquecer
Minha escola é meu bem querer
Felicidade em alto astral
É o ouro negro nosso carnaval

Vou, jogar a rede e puxar
Vem, me dar um beijo amor
Na praça ouvindo o sino tocar
Preservar é dar valor
Eu quero um lugar pra viver
Segurança e saúde pra dar e vender
E assim reciclando eu vou
Ver a vida renascer....
É a mensagem taí
Explorar não é destruir
Se faltar vira o cáos
Não posso deixar
Pelo rio eu vou lutar

Um grande rio de amor sou eu
Vem cá, me dá o que é meu, é meu

A Grande Rio entrou na avenida a 1h40, ao som do enredo "Amo o Rio e Vou à Luta, Ouro Negro Sem Disputa: Contra a Injustiça em Defesa do Rio" com carros grandiosos que chamavam a atenção. Um carro imitando uma plataforma petrolífera tomou a Sapucaí com 24 metros de altura, seguido por um submarino e alas com passistas imitando engenheiros.

A comissão de frente chegou com robôs e nadadores --inspirados em esportistas famosos, como César Cielo-- para explicar o processo de extração da matéria-prima. A atriz Susana Vieira, madrinha da escola, foi um dos destaques já na abertura do desfile, que foi criado pelo carnavalesco Roberto Szaniecki.

Uma ala com passistas fantasiados de motores e bombas de postos representou o aumento no valor da gasolina, seguido pelo contraponto da ala das baianas, que traduzia a volta da fé. Daí para frente, o desfile seguiu com alas demonstrando no que o dinheiro dos royalties poderá fazer falta na educação, na saúde, nas creches e na segurança pública.

No penúltimo carro da escola, águas vivas flutuantes e um carro com 6.800 luzes LED iluminaram a avenida, e entre os destaques estava a atriz Bruna Marquezine, que pouco antes de entrar em cena confirmou seu namoro com o jogador Neymar.

O desfile foi encerrado com um carro usando cores escuras e muito preto para simbolizar a própria matéria-prima e a destruição que causa ao meio ambiente. Na concentração, a terceira alegoria era tão alta que os destaques não conseguiram se posicionar, o que gerou um vazio no início da avenida.

No final dos desfiles, a passagem das alegorias pela torre destinada aos fotógrafos gerava expectativa e apreensão no público, após o incidente acontecido com a Mangueira, quando seu último carro bateu na torre. Alguns destaques, com fantasias mais altas, tiveram dificuldades, mas não houve incidentes.

Celebridades da Grande Rio

  • Julio Cesar Guimarães/UOL

    Susana Vieira, uma das celebridades no desfile, em alegoria de abertura

Escola com camarote específico para as celebridades que desfilam, a Grande Rio colocou diferentes destaques no desfile. Entre as famosas presentes estavam Monique Afradique e Cléo Pires, que estreou como ritmista de bateria do Mestre Ciça.

Outra novidade foi o casal Monica Bellucci, 48, e Vincent Cassel, 46, que também desfilaram pela escola. A atriz italiana que atuou em “Matrix” esteve ao lado do marido, o ator francês que estrelou “Cisne Negro”, do diretor Darren Aronofsky. O cantor Latino, que estava no camarote da escola para ver a namorada Rayanne Morais, também reencontrou a ex-Mirella Santos no desfile.

* Com reportagens de Renato Damião e Fabíola Ortiz, informações da Agência Estado

 

 

Comente no Facebook