Sem empolgação do público, São Clemente destaca personagens famosos de novelas

Do UOL, em São Paulo*

Com dificuldade para empolgar o público, a escola de samba São Clemente abriu o segundo dia de desfiles no Grupo Especial do Carnaval carioca com uma homenagem às novelas da TV Globo. A apresentação começou às 21h10 desta segunda-feira (11) e terminou dentro do tempo permitido, às 22h32.

VEJA LETRA DO SAMBA

Nem adianta me ligar agora
Eu estou grudado na tela
Antiga história de amor
Orgulho da gente
Ajeita a poltrona, chegou... São Clemente!
No espelho, a magia atravessa gerações
Está no ar a mística das grandes emoções
Coragem irmãos, que a viagem
Tem os dramas da vida que imita a arte
As lutas de um povo e suas bandeiras
Amores e risos por todas as partes

 

Dance bem, dance mal, dance sem parar
Roque quer sambar... Não é brinquedo não
Quero ouro, muito dez, inshalá
O astro na imagem da televisão

 

Bem lembro a me seduzir
A morena sensual Gabriela
Fogosa tieta e a doce Isaura
Branca escrava, tão bela
Em bole-bole quem não viu?
Dona redonda explodiu!
Segura a peruca, perpétua
Odete, chegou sua hora
O Brasil parou! Quem matou?
Já vai terminar do jeito que eu quis
Vilão não tem vez, final feliz

 

Olha quem chegou, Sinhozinho Malta
Viúva Porcina sambando igual mulata
Milhões de imortais também presentes
Na tela da São Clemente

O destaque ficou com os diversos personagens que foram relembrados ao longo do desfile como Sinhozinho Malta, Escrava Isaura e Odete Roitman. Para selecionar quais seriam homenageados, o carnavalesco Fábio Ricardo fez uma enquete nas ruas e pela internet para saber os folhetins que mais chamaram a atenção do público. A pesquisa reunia mais de 200 novelas já mostradas pela emissora carioca.

Já a letra do samba, interpretado por Igor Sorriso, fazia alusões a frases de personagens como Dona Jura, personagem de Solange Couto em "O Clone" (veja letra ao lado). Com 3,4 mil componentes e 43 alas, a escola inclui até mesmo a filha do presidente Renatinho na avenida como "princesa da bateria".

Novelas como "Vamp", "Tieta" e "Gabriela" estiveram entre as representadas, além das clássicas "Que Rei Sou Eu", "Selva de Pedra" e “Roque Santeiro”, exibidas nas décadas de 1970 e 1980.

A bateria da escola -- com integrantes fantasiados como o personagem Crô, de "Fina Estampa" -- realizou inúmeras paradinhas, nem sempre acompanhadas pela voz das arquibancadas.

Assim como na teledramaturgia, a rainha de bateria Bruna Almeida encarnou Tereza Cristina, papel interpretado por Christiane Torloni no mesmo folhetim. O ator Marcelo Serrado decidiu desfilar de última hora no mesmo setor.

Boni

Um dos responsáveis pelas atrações que consagram a emissora mundo afora, o ex-diretor geral da Globo Boni também esteve na apresentação da São Clemente. "Estou aqui para homenagear meus companheiros de trabalho, novela é uma obra coletiva, um trabalho que se faz com a ajuda de muitas pessoas", disse Boni, que está no carro abre-alas.

  • Marcos Ferreira / Foto Rio News

    11.fev.2013 - Boni durante o desfile da São Clemente no segundo dia de desfiles no sambódromo

Desfile

De acordo com a reportagem do UOL no local, a escola foi recebida sem muito entusiasmo na Sapucaí, com poucas pessoas cantando o samba e dançando. Mesmo com a recepção fria, alguns foliões puderam ser vistos nas imagens da transmissão da TV Globo ao imitarem o personagem Crô.

Uma paradinha da bateria logo no início do desfile chegou a arrancar aplausos tímidos. Outras tentativas foram realizadas ao longo do desfile, mas somente membros da própria escola cantavam a canção. Como já é tradição dos ritmistas na agremiação, os coordenadores da bateria não usaram apitos.

Mais impressionante foi a comissão de frente, que trouxe personagens consagrados na dramaturgia da emissora carioca como Sinhozinho Malta, Odete Roitman e Escrava Isaura.

  • Marcos Ferreira / Foto Rio News

    11.fev.2013 - O ator Marcelo Serrado decidiu de última hora desfilar pela São Clemente

Logo atrás, um cubo gigante conhecido como Espelho Mágico trazia imagens de folhetins famosos. Ao todo, dez novelas foram lembradas pela comitiva que abriu o desfile da agremiação.

Nem mesmo o telespectador escapou, sendo lembrado pela escola com uma autêntica poltrona de aficionado integrando um dos carro alegóricos da escola, que mostrava uma família reunida assistindo à TV.

"Avenida Brasil", novela de sucesso mais recente em 2012, ganhou uma ala especial no desfile e o casamento de Raj e Maya, personagens de "Caminho das Índias", foi relembrado no quinto carro alegórico. A vilã Carminha, imortalizada pela atriz Adriana Esteves, também foi lembrada no desfile.

O costume de novelas de época também foi relembrado em um setor do desfile que contou com referências aos folhetins "Sinhá Moça", "Escrava Isaura" e "Chocolate com Pimenta".

A parte negativa ficou por conta dos adornos nas fantasias da ala das baianas. Televisores com painéis de LED que ficavam na parte de baixo da vestimenta falharam na hora do desfile.

Também houve problemas com o quinto carro alegórico, que homenageava a novela "Caminho das Índias". Ao chegar na dispersão, a alegoria deu uma freada brusca e quase atingiu um componente após uma curva muito fechada.

*Com reportagem de Fabíola Ortiz e Renato Damião

Comente no Facebook