Inocentes de Belford Roxo agrada público com enredo sobre Coreia do Sul no RJ

Do UOL, em Rio de Janeiro

A Coreia do Sul voltou a ser tema no Carnaval brasileiro em 2013, quando a Inocentes de Belford Roxo entrou no Sambodrómo do Sapucaí neste domingo (10), inaugurando o primeiro dia de desfiles na capital carioca. O título do enredo, "As Confluências do Rio Han", lembra o principal rio do país asiático.

VEJA A LETRA DO SAMBA

Chegou o grande dia
É o despertar de um sonho especial
Rufam os tambores na avenida
Coreia do Sul se faz Carnaval
E… as sete confluências vão fluir
Peço águas tranquilas pra seguir
Para a deusa do vento a proteção
Rosa de Sharon
Recomeço e transformação
O respeito aos seus ancestrais
Refletem nos antigos rituais
Um rio de amor me leva
O destino soprou saudade
Um porto seguro o fututo revela
Um bom retiro de esperança e liberdade
Sinto a emoção
Em cada expressão
Da cultura popular
Navegar, mudar a direção
Num toque se comunicar
A fé refletida na paz de um olhar
És um belo exemplo a seguir
Um caminho de luz a trilhar

e lá vou eu…
colhendo os frutos dessa linda união
braços abertos a imigração
50 anos nessa pátria mãe gentil
coreia do sul
tuas águas cristalinas são espelhos
na cadência da baixada
desaguam no meu rio de janeiro
Meu oriente é você
vim mostrar o meu valor
inocentes, razão do meu viver
avante cidade do amor

O surpreendente desempenho da estreante na principal divisão do carnaval carioca foi reconhecido pelo público que já lotava a Sapucaí às 21h, quando o desfile começou. As paradinhas da bateria comandada por mestre Celinho receberam aplausos das arquibancadas, que responderam bem ao samba cantado pelos puxadores Wantuir e Thiago Britto (veja letra ao lado).

O samba-enredo da escola prestou homenagem aos 50 anos da imigração sul-coreana no Brasil. Em São Paulo, no último dia de samba no Anhembi, a escola Unidos de Vila Maria também celebrou a cultura coreana. Convidado para comparecer ao desfile, o astro Psy não conseguiu conciliar a agenda e precisou viajar à Malásia para realizar show em celebração ao Ano Novo local.

Com 27 alas, sete carros alegóricos e 4 mil integrantes, a Inocentes contou com Lucinha Nobre, irmã do sambista Dudu Nobre e prima de Seu Jorge, como porta-bandeira. Lucinha completou 30 anos no cargo em carnavais no Rio de Janeiro e participou pela primeira vez de um desfile da agremiação.

Campeã da divisão de acesso ao Grupo Especial em 2012, a agremiação apostou em personalidades musculosas na avenida como a atleta de MMA e apresentadora Lucilene Caetano, do programa "Planeta Nocaute", que foi rainha de bateria da agremiação. Antes do desfile, a compenente comentou sobre a preparação para sambar em 2013 pela escola. Também esteve no desfile a fisiculturista Gabriela Bayerlein, uma das principais atletas brasileiras no ramo.

Desfile

Minutos antes do desfile, o carro abre-alas, com 26 metros de comprimento, gerou apreensão pela demora em ser montado, já que alguns destaques chegaram atrasados para a apresentação. A reportagem do UOL no local testemunhou nervosismo entre os componentes que subiriam na alegoria. Durante o desfile, porém, o receio não se justificou, já que a apresentação prosseguiu com tranquilidade.

  • Raphael Mesquita / Foto Rio News

    A atriz Claudia Ohana desfilou ao lado da comissão de frente

Já com o cronômetro disparado, a escola abriu o desfile com a coreografia de Patrick Carvalho, parceiro de Claudia Ohana na "Dança dos Famosos" da TV Globo, para a comissão de frente, que representava os 12 signos zodiacais da cultura coreana, que conta com uma dúzia de animais para representar as constelações. A atriz também esteve presente na avenida ao lado do amigo que conheceu no "Domingão do Faustão" em 2012.

Entre as primeiras alas do desfile, a arquitetura e o alfabeto coreanos (Hangeul) também foram homenageados pela Inocentes, a mais nova das doze escolas que disputam o Carnaval em 2013. Detalhista, o desfile apresentou leques importados diretamente da Coreia e um carro abre-alas que mostrava dragões "aquáticos", típicos do folclore do país. Religiões asiáticas comuns na região como o budismo e o taoismo também foram homenageadas pela agremiação.

O destaque negativo ficou por conta de uma integrante da ala das baianas, que desmaiou no meio da avenida. Já o tempo de duração do desfile ficou dentro do tempo regulamentar de até 82 minutos.

*Com reportagem de Renato Damião e Fabíola Ortiz

Comente no Facebook