Topo
Notícias

Saiba quais são as 9 partes do corpo humano das quais não precisamos mais

Getty Images
Imagem: Getty Images

22/01/2019 15h21

Ao longo da evolução da espécie humana, muitos dos nossos hábitos mudaram, bem como alimentação e locomoção. Por isso, algumas características físicas importantes para o homem 'das cavernas' deixaram ter utilidade no mundo moderno. Alguns seres humanos, inclusive, já nascem sem algumas delas.

Algumas partes do corpo que cumpriam funções importantes ou até vitais para os seres humanos milhares de anos atrás acabaram perdendo a utilidade ao longo da evolução da nossa espécie. São conhecidos como "resquícios evolutivos".

"O corpo humano é, basicamente, um museu de história", diz Dorsa Amir, antropóloga do Boston College, nos Estados Unidos, que publicou no seu Twitter uma lista de "sobras" que a maioria de nós ainda possui, mas que já desapareceram em alguns seres humanos.

A BBC News Brasil apresenta 9 partes do corpo das quais não precisamos mais.

1 - O apêndice

Provavelmente é a parte "invisível" do corpo mais conhecida por todos. Pesquisas científicas apontam que esse órgão ajudava na digestão de plantas com excesso de celulose, que formavam parte da dieta dos nossos ancestrais.

À medida que a nossa dieta se tornou mais variada, o apêndice perdeu sua função, diz Amir. Mas há cada vez mais estudos que apontam que o apêndice cumpre papel relevante em armazenar bactérias benéficas para nosso sistema digestivo.

2 - Palmar longo

Não é todo mundo que tem, mas trata-se de um músculo que vai do punho ao cotovelo.

Quem tem, consegue ver uma protuberância fina no punho ao juntar o dedo polegar com o mindinho.

Cerca de 10% dos seres humanos já perderam esse músculo. Hoje, ele não tem grande serventia, mas era útil aos nossos ancestrais para garantir a força necessária para subir em árvores.

3 - Os sisos

A função dos últimos molares, ou sisos, era triturar carnes duras e cereais crus, que serviam de alimento ao ser humano do passado. Agora, segundo Amir, nossa dieta é muito mais suave e não precisamos mastigar com tanta intensidade.

E nossas mandíbulas também não são tão potentes como eram há milhares de anos.

Os sisos não nascem em todos os seres humanos atualmente. Em alguns casos, o nascimento desses dentes provoca dor ou atrapalha a estética dentária, empurrando os dentes do lado. Por isso, muitos dentistas recomendam a extração dos últimos molares.

4 - Músculos que arrepiam o pelo

No passado, tínhamos muito mais pelos no corpo. Os músculos arrectores poli, conectados aos folículos capilares, ajudavam a arrepiar o pelo, para parecermos maiores diante de uma situação de risco ou ameaça.

Hoje em dia, não necessitamos mais disso. Mas muitos mamíferos domésticos, como os gatos, utilizam esses músculos diante de situações de risco.

5 - Músculo das orelhas

Há três músculos sob o couro cabeludo que servem para mexer a parte visível da orelha. Mas pouca gente hoje em dia tem a habilidade de controlar esses movimentos.

Alguns mamíferos usam os músculos da orelha para movê-las e detectar sons, identificando presas ou predadores. Acredita-se que os antepassados do homem faziam o mesmo no passado.

6 - Músculo piramidal

O músculo piramidal está situado na parte de baixo do abdome e tem um formato triangular. Algumas pessoas não têm nenhum, enquanto algumas têm dois.

Não serve para nada além de mover a chamada "linha alba", que vai do ventre inferior até o peito, atravessando o umbigo longitudinalmente.

Hoje em dia, esses músculos não têm utilidade, mas, no passado, quando caminhávamos em quatro patas, facilitava a mobilidade e a rotação dos músculos abdominais.

7 - Mamilos masculinos

Os mamilos cumprem, biologicamente, uma função específica: facilitar a amamentação.

Mas, como são as mulheres que amamentam, por que os homens nascem com eles?

A razão é que o corpo de um embrião, seja feminino ou masculino, começa a se desenvolver da mesma forma.

Quando a testosterona, encarregada da formação dos órgãos sexuais masculinos começa a atuar, os mamilos já se desenvolveram.

8 - Terceira pálpebra

É uma dobra de pele situada no canto interno do olho. Parece com as membranas que alguns animais têm para proteger a visão - como aves, répteis e certos mamíferos.

A função da terceira pálpebra é manter os olhos úmidos e livres de resíduos. Mas, no caso dos humanos, só há uma membrana remanescente e não temos qualquer controle sobre elas.

"Não está claro por que os humanos têm isso", afirma Amir.

"Mas o que está claro é que não é raro encontrar esse tipo de membrana em primatas, portanto, possivelmente as perdemos há muito tempo (com a evolução da nossa espécie)."

9 - Reflexo de agarrar com as mãos

O reflexo observado em bebês humanos, de agarrar e apertar os dedos de quem encosta nas mãos deles, é particularmente útil para filhotes de macacos.

Esses animais já nascem prontos para agarrar as costas dos adultos e serem transportados. "Há uma hipótese de que o nosso reflexo palmar tinha uma finalidade como essa", diz Amir.

"Mas nossos bebês nascem prematuros quando comparados aos bebês de outros primatas. Eles não são capazes de firmar a própria cabeça ou se locomover."

Portanto, esse reflexo é visto como um dos vestígios do nosso passado, algo que deixou de ser usado ao longo da evolução da espécie.

Para receber notícias do Brasil e do mundo, acesse o Messenger do BOL, digite "Notícias" e clique em "Sim". É simples e grátis!

Notícias