Topo
Notícias

Stars Coffee abre primeira unidade na Rússia para substituir o Starbucks

19/08/2022 06h19

A rede russa Stars Coffee inaugurou nesta sexta-feira (19) seu primeiro restaurante em Moscou, para substituir o grupo americano Starbucks, que saiu da Rússia devido ao conflito na Ucrânia.

"Por quê STARS? A nova marca reúne as estrelas da indústria gastronômica", afirmaram em um comunicado os novos donos da rede de cafés, o rapper russo Timati e o empresário Anton Pinski, que adquiriram as 130 unidades da Starbucks na Rússia no fim de julho.

O logo verde e branco da empresa americana recebeu a cor marrom e a figura de uma menina com o "kokochnik", um chapéu tradicional russo, que substitui a sereia do Starbucks.

Os produtos para o café agora serão locais e o cardápio de comidas e sobremesas será completamente remodelado por novos chefs, segundo o comunicado.

Ao contrário dos "McDonald's russos" inaugurados em junho, não houve grande campanha publicitária para a abertura do principal restaurante da Stars Coffee na avenida Novy Arbat, no centro da capital russa.

Quase 80% dos aproximadamente 2.000 funcionários que trabalhavam para a Starbucks aceitaram trabalhar na nova rede.

A rede Starbucks, que havia fechado os estabelecimentos na Rússia de maneira provisória no início da ofensiva na Ucrânia, em 24 de fevereiro, anunciou no fim de maio a saída do país. A empresa americana estava presente na Rússia desde 2007.

bur/lch/sag/meb/fp

© Agence France-Presse

Notícias