Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Termômetros despencam em SP e estações registram de 9,1ºC a 0,7ºC

São Paulo registrou temperatura de 9,1º na tarde de hoje, segundo o CGE - ESTADÃO CONTEÚDO/Cris Faga
São Paulo registrou temperatura de 9,1º na tarde de hoje, segundo o CGE Imagem: ESTADÃO CONTEÚDO/Cris Faga
do UOL

Colaboração para o UOL

19/08/2022 18h52

A temperatura despencou na tarde de hoje em São Paulo e a média das estações meteorológicas na capital paulista chegou a 9,1ºC, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). O valor mais baixo nos termômetros foi registrado em Parelheiros, no extremo sul, com marca de 7ºC.

O valor mais alto registrado no dia foi de 17,8ºC, à 0h. Desde então, os termômetros vêm despencando em todo o município. A sensação térmica durante o dia chegou aos 0ºC, no Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital.

De acordo com o CGE, a temperatura na cidade deve cair ainda mais desta noite até o sábado. A expectativa é a de que a mínima fique abaixo dos 9ºC no decorrer da noite. O órgão deve fechar os dados climáticos no fim do dia, já que os ventos frios estão fazendo as temperaturas oscilarem bastante.

Antes de todo esse frio, a tarde de ontem foi a mais quente do inverno na capital paulista de acordo com o Climatempo, chegando aos 29,6ºC. O CGE estima que as maiores temperaturas máximas e menores mínimas deste inverno podem ser atingidas nos próximos dias, com o avanço da frente fria.

A mínima mais baixa do ano na capital, de 0,7ºC, foi registrada no outono, na madrugada do dia 13 de junho, no distrito de Engenheiro Marsilac, na zona sul.

Para o fim de semana, a Climatempo alerta que, no sábado (20), a temperatura mínima em São Paulo deve ficar em torno dos 8ºC, mas há expectativas para recordes de temperaturas mínimas. A máxima prevista para o fim de semana na capital é de 13º no sábado, e de 17ºC no domingo (21). Não há previsão de chuvas fortes, mas deve garoar nos dois dias.

Até agora, a temperatura mais baixa registrada na estação oficial da capital, a Mirante Santana, foi de 7ºC, no dia 18 de maio, ainda durante o outono. Na semana passada, a capital já havia registrado temperatura na casa dos 9ºC. No começo desta semana os termômetros voltaram a subir, mas agora caíram novamente, devido a uma nova frente fria que se aproximou do Brasil, provocou granizos e baixas temperaturas no Sul, além de chegar ao Sudeste.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o frio no interior até domingo (21). Nas redes sociais, o órgão ressaltou a "importância de atenção especial com os grupos mais vulneráveis", como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, desaconselhando formas de "aquecimentos improvisados" com fogueiras e recomendando a hidratação constante, como forma de proteção contra as baixas temperaturas.

Além da baixa temperatura, fortes rajadas de ventos podem ser sentidas durante a passagem da frente fria. A Climatempo alerta que nesta sexta-feira (19), o mar do litoral pode ficar agitado, com ondas de 2,5 a 3 metros.

*Com informações da Agência Estado

Notícias