Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Em SP, 5 milhões devem ficar sem água durante obra no Sistema Cantareira

A válvula que será trocada serve a um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa Inês - Divulgação/Sabesp
A válvula que será trocada serve a um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa Inês Imagem: Divulgação/Sabesp
do UOL

Colaboração para o UOL

19/08/2022 19h54

Cerca de 5 milhões de pessoas que moram nos municípios de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e São Caetano do Sul devem passar amanhã e domingo sem água nas torneiras. A estimativa é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A paralisação do fornecimento será necessária para a realização de obras de manutenção do Sistema Cantareira.

A intervenção ocorrerá das 18h de sábado (20) às 6h de domingo (21), quando a empresa fará uma parada programada no funcionamento da ETA (Estação de Tratamento de Água) Guaraú, responsável pela produção de água do sistema. Porém, a empresa estima que o abastecimento só deve ser normalizado na segunda-feira.

O serviço de manutenção prevê a realização de uma série de trabalhos, entre eles a adequação da estrutura de chegada de água na ETA e a substituição, por causa de desgaste natural do uso, de uma grande válvula em um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa Inês, que envia água para tratamento na Guaraú. O equipamento, com 1,1 metro de diâmetro, pesa 16 toneladas e será substituído por outro idêntico.

"A Elevatória Santa Inês tem capacidade de vazão de 33 mil litros de água por segundo", explicou ao UOL o gerente de recursos hídricos metropolitanos, Emerson Martins Moreira. "Os motores instalados nela têm potência de 20 mil HPs (horse power). Se levarmos em consideração que um carro tem, em média uma potência de 100 HPs, isso significa que os motores da Elevatória têm uma potência equivalente à de 200 veículos".

Moreira explica que a Estação Elevatória Santa Inês é responsável por bombear água do Sistema Cantareira para a ETA Guaraú, que distribui posteriormente a água para os municípios que serão afetados neste final de semana pela paralisação para manutenção. "A substituição dessa válvula garante a segurança do funcionamento do sistema".

Técnicos da empresa irão aproveitar a paralisação para efetuar uma manutenção preventiva de todo o sistema elétrico da ETA e de equipamentos de distribuição de água, como reservatórios urbanos e estações elevatórias. Na Vila Jaraguá (zona norte), haverá a substituição de duas válvulas (de 1,05 e 1,2 metro de diâmetro e 1 tonelada).

No total, aproximadamente 250 profissionais estarão envolvidos nas ações deste fim de semana. A última manutenção semelhante, com parada no Sistema Cantareira, foi realizada em 2016.

Uso consciente da água

A Sabesp orienta à população da Grande São Paulo o uso consciente da água armazenada nas caixas-d'água dos imóveis até a conclusão do serviço e a recuperação completa do fornecimento, prevista para a segunda-feira (22).

Para reduzir os impactos no abastecimento, será acionada a flexibilização do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, que permitirá que regiões normalmente atendidas pelo Cantareira recebam momentaneamente água de outros sistemas.

O abastecimento em regiões com serviços essenciais, como hospitais, será redirecionado para que não haja intermitência. Também serão disponibilizados caminhões-tanque para situações de emergência.

"A Sabesp lamenta os transtornos e reforça a orientação para uso consciente da água em toda a RMSP, visando reduzir o prazo para recuperação do sistema", diz a empresa, em nota.

Notícias