Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

SC tem noite com neve e registra menor temperatura do ano no Sul do país

São Joaquim (SC) foi uma das cidades da Serra Catarinense com registro de neve - Jaime Damas/Equipe Rádio Clube
São Joaquim (SC) foi uma das cidades da Serra Catarinense com registro de neve Imagem: Jaime Damas/Equipe Rádio Clube
do UOL

Do UOL, em São Paulo

19/08/2022 09h19Atualizada em 19/08/2022 10h25

Com mínima de -6,4°C, a cidade de Bom Jardim da Serra teve a menor temperatura do ano no Sul do Brasil, em uma noite marcada pelos registros de neve em ao menos quatro cidades de Santa Catarina. A menor marca anterior, segundo dados do Ciram/Epagri, também pertencia a uma cidade catarinense, Urupema, que marcou -6,1 °C em 13 de junho. O frio intenso é resultado de uma massa de ar polar que também chegou ao Sudeste, com São Paulo registrando 10ºC no começo da manhã de hoje.

24 municípios em todo o estado tiveram temperatura abaixo de 0°C na noite de ontem, com queda de neve pela primeira vez no inverno de 2022, nas cidades de Urubici, São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra. Os municípios fazem parte da Serra Catarinense, na parte mais alta do Planalto Sul, conhecida pelos recordes anuais de frio e pelas imagens de paisagens congeladas durante o inverno.

A neve caiu entre 19h e 21h de ontem, ainda segundo nota do Ciram/Epagri enviada à imprensa. O fenômeno foi possível pela junção da umidade presente no estado, fruto de uma frente fria que influenciava o tempo desde o início da semana, com a massa de ar polar que se aproximou da região. A expectativa é de que a partir de hoje, com o céu mais limpo, o tempo fique firme, apesar das temperaturas ainda muito baixas.

Em escala nacional, a menor temperatura do Brasil em 2022 foi registrada no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, que em 14 de junho deste ano teve frio de -7,8°C.

Previsão de geada continua em SC e no RS

A expectativa é que no domingo (21), o ar frio comece a perder força no Sul e no Sudeste mesmo que, segundo o InMet, Rio Grande do Sul e Santa Catarina continuem com previsões de geadas mesmo após a passagem da frente fria.

Nas capitais mais afetadas pela massa de ar polar, a expectativa para amanhã é de mínima de 4ºC em Curitiba, 6ºC em Florianópolis e pelo menos 8ºC em São Paulo.

Na capital paulista, a temperatura mais baixa registrada até o momento em 2022 foi de 7ºC, no dia 18 de maio, ainda durante o outono.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o frio no interior até domingo (21). Nas redes sociais, o órgão ressaltou a "importância de atenção especial com os grupos mais vulneráveis", como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, desaconselhando formas de "aquecimentos improvisados" com fogueiras e recomendando a hidratação constante, como forma de proteção contra as baixas temperaturas.

Além da baixa temperatura, fortes rajadas de ventos podem ser sentidas durante a passagem da frente fria.

Outro destaque fica para o alerta de fortes ventos e ressaca no Rio de Janeiro, menos atingido pelas baixas temperaturas. O Centro de Operações da prefeitura carioca registrou ventos superiores a 80 km/h na estação Forte de Copacabana, na manhã de hoje, de 50 km/h no Aeródromo de Santa Cruz e de 47,9 km/h na Vila Militar.

Há previsão de ressaca do mar até as 21h de amanhã (20).

Notícias