Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Homem descobre pérola roxa rara ao morder molusco em jantar nos EUA

Cliente de restaurante encontra pérola roxa em seu jantar de mariscos - Divulgação/Scott Overland
Cliente de restaurante encontra pérola roxa em seu jantar de mariscos Imagem: Divulgação/Scott Overland
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/08/2022 09h45

Um homem teve uma grande surpresa durante um jantar, ao encontrar uma rara pérola roxa em um prato de mariscos de apenas US$ 14 (o equivalente a R$ 71).

Residente da Pennsylvania, Scott Overland, 37, estava de férias com a esposa e os dois filhos em Delaware (EUA). A família decidiu jantar no restaurante Salt Air, em Rehoboth Beach, na terça-feira (9). Durante a ocasião, o pai aproveitou para pedir um de seus pratos favoritos: aperitivo de mariscos.

O espanto veio quando ele foi dar a primeira mordida e descobriu dentro da concha uma pérola roxa, de um tipo que ele nunca havia visto.

"Eu pensei que tinha mordido um pedaço de concha ou algo assim", disse ele, em entrevista ao jornal USA Today. "Minha esposa pensou que era algum doce, porque parecia uma bala"

"Nós nunca tínhamos ouvido falar de uma pérola em um molusco. Eu sempre pensei que eles vinham em ostras", explicou.

As pérolas realmente crescem em moluscos de vários tipos. Neste caso, o molusco era um quahog do norte, cultivado pela Cherrystone Aqua Farms na Baía de Chesapeake, no estado da Virginia.

Quahogs produzem pérolas com cores como a de porcelana, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos. São mais comuns as que se assemelham ao formato de botões, enquanto as esféricas são mais raras.

As pérolas variam em cor de branco a marrom a muitos tons de roxo.

A equipe do restaurante Salt Air confirmou que o molusco veio da empresa de frutos do mar e pescados Ballard Clams and Oysters.

Procurado pela imprensa local, o porta-voz da produtora de alimentos, Tim Parsons, disse que é bastante comum que os clientes encontrem pérolas em seus mariscos e ostras. Por anos, são dois ou três casos registrados.

"Geralmente, é por causa de uma reclamação de dentista", brincou.

Mas, Parsons declarou que a pérola roxa é difícil de ser encontrada e possui alto valor no mercado. "A pessoa que consegui-la pode definitivamente obter uma nota, pois valem um bom dinheiro".

A Ballard Clams and Oysters, empresa controladora da Cherrystone Aqua Farms, colhe de 60 milhões a 80 milhões de moluscos por ano em Chesapeake. A empresa de mariscos de quinta geração tem vários locais na baía.

"Tivemos algumas pessoas que trabalham na empresa há muito tempo, mais de 20 anos, que têm duas ou três dessas pérolas", disse Parsons.

Homem quase devolveu prato antes de achar pérola

Para Scott Overland, a parte mais curiosa desta história foi que ele quase perdeu a pérola quando pensou em mandar os mariscos de volta aos garçons, porque eles vieram com uma guarnição de pimenta, ingrediente rejeitado por sua esposa.

"Eu acho que às vezes você é recompensado por não ser chato em restaurantes!", brincou ele.

Depois do episódio, Overland planeja avaliar a pérola, mas também pensa em guardá-la.

"É uma história divertida e uma memória divertida", finalizou.

Notícias