Topo
Notícias

É falso que diretor-geral da OMS não tomou vacina contra a covid-19

05.ago.2022 - É falso que Tedros Adhanom não tenha se vacinado - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
05.ago.2022 - É falso que Tedros Adhanom não tenha se vacinado Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
do UOL

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

16/08/2022 12h07

É falso que o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, deixou de se vacinar contra a covid-19, como diz uma postagem que circula nas redes sociais. O próprio chefe da entidade publicou imagens do dia em que tomou a vacina, em 12 de maio de 2021, em Genebra, na Suíça, país sede da entidade.

O que diz a publicação? Na postagem de 5 de agosto no Facebook, a legenda de um vídeo, cortado, diz o seguinte: "Esperto é o diretor da OMS que não tomou a vacina". O conteúdo é acompanhado de um trecho de uma entrevista do diretor-geral concedida ao jornalista Jon Cohen, da revista Science, na sede da OMS. O diálogo foi editado para dar a impressão de que Tedros não tomou a vacina.

Entrevistador: Tedros! Obrigado por dispor seu tempo para se encontrar comigo.
Tedros: Obrigado. Obrigado por me receber.
Entrevistador: Eu quero te perguntar sobre a sua vacinação. Quando você tomou a sua primeira dose?
Tedros: Bem, eu ainda sinto a que lugar pertenço. Num país pobre chamado Etiópia, num continente pobre chamado África, eu queria esperar até a África e outros países e outras regiões pobres começassem a se vacinar. Em outras palavras, eu estava protestando.

Mas Tedros se vacinou e postou a imagem do momento.

A entrevista. A íntegra da conversa foi publicada em 21 de junho - ou seja, depois que ele foi vacinado. O trecho que circula no vídeo foi editado. No verdadeiro, Cohen pergunta a Tedros o motivo de não ter tomado a vacina em 2020, quando doses já estavam disponíveis. Na resposta, o diretor-geral da OMS afirmou que decidiu protelar até que seu país de origem, a Etiópia, iniciasse a imunização, como demonstração de empatia para com seus compatriotas. A vacinação na Etiópia começou em 13 de março de 2021. Tedros se vacinou dois meses depois.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias