Topo
Notícias

Preço do petróleo despenca mais de 5% com pressão de dados da China

15/08/2022 10h20

Por Rowena Edwards

LONDRES (Reuters) - Os preços do petróleo caíam mais de 5 dólares o barril nesta segunda-feira devido a temores de demanda, já que dados econômicos decepcionantes da China renovaram as preocupações com uma recessão global.

Os futuros de petróleo Brent recuavam 5,19 dólares, ou 5,29%, para 92,96 dólares o barril às 10h08 (horário de Brasília), depois de perder 1,5% na sexta-feira.

Já o petróleo dos EUA (WTI) perdia 5,01 dólares, ou 5,44%, para 87,08 dólares, após cair 2,4% na sessão anterior.

Os contratos em aberto de petróleo Brent este mês caíram 20% em relação a agosto do ano passado.

"O contrato em aberto ainda está caindo, com alguns (players do mercado) não interessados em tocá-lo por causa da volatilidade. Essa é, na minha opinião, a razão que resulta em volumes mais altos para o lado negativo", disse o analista de petróleo do UBS Giovanni Staunovo, acrescentando que o gatilho para a queda na segunda-feira foram os dados chineses fracos.

Na China, maior importador de petróleo do mundo, o banco central cortou as taxas de empréstimo para reviver a demanda, já que dados mostraram a economia desacelerando inesperadamente em julho, com a atividade fabril e de varejo pressionada pela política de zero Covid de Pequim e uma crise imobiliária.

A produção de refinarias da China caiu para 12,53 milhões de barris por dia (bpd), o menor nível desde março de 2020, mostraram dados do governo.  

(Reportagem de Rowena Edwards; reportagem adicional de Florence Tan em Cingapura)

Notícias