Topo
Notícias

'O multiverso está comigo': a barbearia do Rio que virou point de sósias

O barbeiro Vinicius Mello (à frente, com camiseta do Flamengo) e seus clientes, sósias de artistas, jogadores de futebol e personagens de filmes, no Rio de Janeiro - Lucas Seixas/UOL
O barbeiro Vinicius Mello (à frente, com camiseta do Flamengo) e seus clientes, sósias de artistas, jogadores de futebol e personagens de filmes, no Rio de Janeiro
Imagem: Lucas Seixas/UOL
do UOL

Felipe Lucena

Colaboração para o TAB, do Rio

15/08/2022 04h01

Alexandre Pires está em uma barbearia na Paciência, bairro periférico na zona oeste do Rio de Janeiro, ao lado de Latrell, Tiffany e Brittany Wilson (personagens do filme "As Branquelas"), os jogadores de futebol Willian Arão, Éverton Ribeiro, Rodinei e Pedro, e até o vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz. Parece o início de uma piada, mas é só um dia normal na Vini Barber Shop, do barbeiro Vinicius Mello. Todos os citados são sósias. Talvez até Vinicius seja, ou vire um deles.

O barbeiro, que já trabalhou como garçom, ajudante de gráfica, vendedor de picolé e de roupas, segurança, há três anos atende os sósias cariocas que querem ficar mais parecidos com suas inspirações — visitas ilustres que ele registra nas redes sociais.

O barbeiro é o gel que une todos os sósias. "O multiverso está todo comigo", brinca. Tudo começou quando o amigo Gabigol da Torcida, sósia do jogador Gabigol, do Flamengo, passou a aparecer em estádios de futebol, na imprensa esportiva e na internet, há cerca de três anos. Depois dessas aparições, outras pessoas semelhantes a famosos se multiplicaram como Gremlins na barbearia, uma área popular que se tornou ponto de encontro para sósias.

"Todos eles vêm cortar cabelo, fazer barba e se produzir aqui comigo. Quando a pessoa que eles imitam muda o visual, a gente já dá um jeito de fazer igual", conta. Um exemplo: o jogador Éverton Ribeiro, camisa 7 do Flamengo, fez implante capilar; o sósia, Éverton Ribeiro da Torcida, também vai fazer, com a ajuda de Vinicius.

Muitas das ideias de produções para as redes sociais dos sósias surgem na barbearia - e a busca do like, com a marcação de arrobas, é muito importante para todos eles. Nas fotos, seja de quem for o perfil, eles pedem para serem marcados. "A internet tem sido um elemento de grande importância na minha carreira de barbeiro e até como influenciador digital", diz Vinicius. "Gratidão mesmo."

Luiz Fernando, 42, sósia de Alexandre Pires - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
Luiz Fernando, 42, sósia de Alexandre Pires
Imagem: Lucas Seixas/UOL

Sósias S/A

A vida de sósias é a principal ocupação de Fernando Barrara, 34, o Latrell brasileiro, e de Gutto Tiffany, 23, e Lucas Santt, 25, respectivamente, Tiffany e Brittany Wilson, "As Branquelas Brasileiras". Eles têm agenda de compromissos como covers praticamente todos os dias, em diversos cantos do estado do Rio, e ganham entre R$ 200 e R$ 500 por evento.

"Não dá tempo de fazer mais nada", diz Fernando, sósia de Latrell em festas de aniversário, conferências de empresas e boates — os convites são muitos, quase todos pagos.

"Todo mundo acha muito igual", conta ele, que entrou nesse multiverso por influência do barbeiro e diz que ainda precisa entrar mais no personagem. Nesse quesito, o pessoal do futebol sai na frente: os sósias de Willian Arão, Éverton Ribeiro, Rodinei, Pedro e Marcos Braz já matam no peito o aposto "da Torcida", incorporado como nomes artísticos, e conversam e brincam o tempo todo como se fossem os jogadores de verdade.

Vinicius Melo, o barbeiro dos sósias, e a Brittany Wilson brasileira - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
Vinicius Mello, o barbeiro dos sósias, e a Brittany Wilson brasileira
Imagem: Lucas Seixas/UOL

Jeferson Sales, 37, o Gabigol da Torcida, é o mais famoso, com mais de 200 mil seguidores no Instagram. Com diversos compromissos, entre eles a campanha a deputado estadual pelo PTB no Rio, Jeferson não chegou a tempo da última reunião da trupe na barbearia neste mês.

Gabigol e Gabigol da Torcida não se dão (dizem que o jogador do Flamengo não gosta de imitações), mas a relação entre os demais sósias e os "originais" é tranquila. Eles costumam compartilhar posts e demonstrar simpatia cá e lá.

Vinicius Melo, o barbeiro dos sósias, e a Tiffany Wilson brasileira - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
Vinicius Mello, o barbeiro dos sósias, e a Tiffany Wilson brasileira
Imagem: Lucas Seixas/UOL

Scooby-Doo

Entre 29 de agosto e 2 de setembro, diversos sósias vão se reunir em uma mansão na Barra da Tijuca, onde serão filmados 24 horas por dia, em uma espécie de reality show para divulgar o trabalho de cada um. O barbeiro vai como convidado.

No universo dos sósias, eles ficam procurando ainda mais sósias: olham pra qualquer sujeito e já tentam associá-lo a alguém famoso — segundo eles, o repórter do TAB, por exemplo, teria futuro como cover do padre Fábio de Melo e do personagem Salsicha, do "Scooby-Doo". Vinicius também está sendo cogitado para virar, de fato, um deles.

Vinicius Melo, o barbeiro dos sósias, e seus clientes - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
Imagem: Lucas Seixas/UOL
Vinicius Melo, o barbeiro dos sósias - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
'As pessoas me conhecem como o barbeiro dos sósias ou barbeiro da dancinha', diz Vinicius
Imagem: Lucas Seixas/UOL

"Ainda estou amadurecendo essa ideia. Quando estou sem barba sou muito parecido com o cantor Felipe Araújo. Mas ainda não decidi ser sósia, pois as pessoas me conhecem como o barbeiro dos sósias ou barbeiro 'da dancinha'", diz, referindo-se aos vídeos que faz e posta na internet.

Muita, mas muita gente mesmo pede fotos com os covers nas ruas do Rio — e todos são atendidos com a maior atenção. "Sou muito fã", disse uma admiradora, tremendo, ao encontrar e tirar uma foto ao lado dos artistas que imitam as personagens da comédia americana "As Branquelas", perto da barbearia.

Um garoto fez uma selfie com Willian Arão da Torcida e saiu correndo. Perguntei quem iria taguear no Instagram e ele deu o corte de longe: "Arão camisa 5, ué", respondeu, e foi embora veloz como um ponta-esquerda. Restou ao sósia lamentar: "Ele vai marcar o jogador".

Vinicius Melo, o barbeiro dos sósias - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
O barbeiro Vinicius Mello, indicado como sósia do cantor Felipe Araújo
Imagem: Lucas Seixas/UOL

Notícias