Topo
Notícias

'Lula cristão': PT desmente fala de Feliciano de que esquerda fecha igrejas

Marco Feliciano diz que Lula pode fechar igrejas; PT desmente - Divulgação/Câmara dos Deputados; Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo
Marco Feliciano diz que Lula pode fechar igrejas; PT desmente Imagem: Divulgação/Câmara dos Deputados; Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

15/08/2022 12h23Atualizada em 15/08/2022 13h43

O PT desmentiu um boato do deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) direcionado a fiéis de que, se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhar as eleições, as igrejas evangélicas correm perigo de serem fechadas. A hipótese levantada pelo parlamentar foi negada pela campanha do petista ao relembrar que Lula "é cristão" e que concedeu benefícios a congregações durante os seus mandatos.

Em entrevista à Rádio CBN no domingo, dia da Marcha para Jesus no Rio de Janeiro, o pastor disse que há a propagação do discurso de "risco de perseguição, uma perseguição que pode culminar com o fechamento de igrejas".

"Existem muitas formas de se fechar uma igreja. Não necessariamente vir com fuzis e fechá-la. O governo pode fazer isso através de lei e impostos", argumentou à reportagem. O deputado também afirmou que outros pastores têm feito declarações semelhantes durante os cultos.

Com a propagação da versão, o PT reagiu com a montagem de uma peça e um texto no site "Verdade na Rede", criado pela campanha de Lula para rebater notícias falsas contra o ex-presidente.

"Lula é cristão, nunca fechou nem vai fechar igrejas", diz o título do texto, que também destacou sanções na era Lula feitas em favor da comunidade evangélica. "Já no primeiro ano de governo, ele sancionou a lei que permitiu que as igrejas e associações religiosas pudessem ter personalidade jurídica. Em 2009, instituiu o Dia Nacional da Marcha para Jesus e, em 2010, outra lei sancionada por Lula criou o Dia Nacional do Evangélico".

O posicionamento da primeira-dama Michelle Bolsonaro a respeito de Lula em uma cerimônia de umbanda também foi criticado pela campanha do petista na publicação.

Na semana passada, Michelle compartilhou nos stories do Instagram uma postagem feita pela vereadora paulistana Sonaira Fernandes (Republicanos-SP) em que Lula aparecia sendo abençoado por mulheres de religiões africanas. "Lula já entregou sua alma para vencer essa eleição", disse a vereadora.

"Michelle Bolsonaro (aquela dos cheques do Queiroz), vem dando declarações para tentar associar Lula às 'trevas'. Ela faz isso disseminando ódio e preconceito contra as religiões de matriz africanas", diz o texto.

Notícias