Topo
Notícias

Jovens desafiam máfia italiana em festa com 10 mil pessoas

15/08/2022 17h08

PALERMO, 15 AGO (ANSA) - Mais de 10 mil jovens italianos e de toda a Europa participaram neste fim de semana no evento "Música e Legalidade", realizado no Parque Arqueológico de Selinute, em Castelvetrano, na região da Sicília.   

A cidade italiana era conhecida como um "reino" do ex-chefe mafioso Matteo Messina Denaro, o foragido mais antigo da justiça da Itália e um dos mais poderosos líderes da Cosa Nostra.   

No coração do maior parque arqueológico da Europa, próximo ao templo de Hera, o dj alemão Paul Kalkbrenner foi a principal atração do evento.   

Entre os participantes famosos da festa, estava o coronel dos carabineiros, Sergio De Caprio, que, em 1993, prendeu outro dos maiores "chefões" da máfia italiana: Salvatore Totò Riina (1930-2017).   

"Me tornei um homem graças à Sicília e ao povo siciliano. Nós combatemos contra a arrogância, a violência, a máfia. A luta contra a máfia deve ser um luta de todo o povo. Nada pode parar o amor de vocês, a raiva de vocês, a doçura de vocês e a vontade de liberdade de vocês. E esse amor dá medo e eles precisam ter medo de vocês", disse De Caprio ao público sendo ovacionado.   

Quem também discursou foi a empresária Valeria Grasso, que vive sob escolta policial depois de denunciar o clã Madonia, uma das mais poderosas famílias mafiosas ainda existentes.   

"O Estado não pode e não deve abandonar quem se rebela contra o pizzo [a taxa cobrada pela máfia para empresas funcionarem], a quem se opõe à máfia e se torna uma perna fundamental da luta contra a criminalidade. Quem denuncia deve ser apoiado e deve fazer a diferença - e a diferença é feita por fatos e não por palavras", afirmou aos jovens.   

Já o diretor do Parque Arqueológico de Selinute, Felice Crescente, destacou o valor da iniciativa musical ser realizada em um território como Castelvetrano, antes reduto mafioso.   

"Queremos oferecer a vocês jovens uma imagem da riqueza extraordinária representada pela nossa história milenar e da nossa cultura como testemunha esse templo atrás de vocês. E a música representa certamente um atrativo importante para aproximar vocês da beleza do nosso passado e de temas atuais, como a legalidade", pontuou.   

Além da festa, os participantes do evento puderam visitar a mostra fotográfica "L'eredità di Falcone e Borsellino", feita pela ANSA, na entrada do parque. A exposição mostra imagens inéditas e textos da agência sobre a vida dos dois juízes, Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, ambos assassinados pela máfia em atentados em 1992. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias