Topo
Notícias

Igreja Católica de Nicarágua diz que padre foi detido conforme repressão aumenta

15/08/2022 16h56

(Reuters) - Um padre católico de uma paróquia no norte da Nicarágua foi detido após celebrar missa, afirmou a Igreja, em meio a um aumento de tensões entre a Igreja Católica e o governo do presidente Daniel Ortega. 

A diocese de Siuna, que fica a 300 quilômetros de Manágua, disse em nota na noite de domingo que o padre Oscar Benavidez foi detido. 

"Não sabemos as causas ou os motivos para sua prisão, e esperamos que as autoridades nos mantenham informados", disse o comunicado. 

O governo fechou estações de rádio católicas e proibiu procissões religiosas. A Igreja Católica da Nicarágua já atuou anteriormente como mediadora entre o governo e adversários, mas as relações se deterioraram desde uma violenta repressão sobre os protestos contrários a Ortega em 2018, e as tensões escalaram nos últimos meses. 

Rolando Alvárez, bispo de Matagalpa e crítico do governo, está em prisão domiciliar há mais de 10 dias e é investigado pelo governo por suposta conspiração.

Nem a polícia, nem o governo responderam imediatamente a um pedido por comentários sobre as prisões do último final de semana.

O centro de Direitos Humanos da Nicarágua disse, citando fontes anônimas, que o padre foi retirado de seu veículo e levado em uma viatura até um lugar desconhecido.

(Reportagem de Ismael Lopez)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC 

Notícias