Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Uma fêmea para 10 machos: acasalamento de peixes-boi gera alerta nos EUA

Peixes-boi tentam acasalamento em Sarasota, na Flórida (EUA) - Reprodução/Polícia de Sarasota (Flórida)
Peixes-boi tentam acasalamento em Sarasota, na Flórida (EUA) Imagem: Reprodução/Polícia de Sarasota (Flórida)
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/08/2022 10h00

A polícia da cidade de Sarasota, na Flórida (EUA), emitiu um alerta pedindo para que banhistas não toquem e não se aproximem de peixes-boi que estiverem acasalando na costa marinha.

Segundo o comunicado, mais de dez peixes-boi faziam seus rituais de acasalamento no mar, perto de onde ficam os moradores e banhistas da região. Diante da cena, algumas pessoas tentaram se aproximar ou até encostar nos animais.

"Se você presenciar um rebanho de acasalamento de peixe-boi, apenas observe respeitosamente à distância", orientou a polícia por meio das redes sociais.

O fenômeno chamou a atenção dos frequentadores, porque esta espécie se reúne em dezenas, com uma fêmea atraindo muitos machos para tentar procriar.

Segundo o site norte-americano Business Insider, entre março e novembro de cada ano, as fêmeas começam a soltar feromônios, que instantaneamente deixam-nas rodeadas por vários peixes-boi.

A preocupação das autoridades pode ser justificada pelo caos ecológico que vive a comunidade marinha. Mais de mil peixes-boi morreram na Flórida durante o ano passado, segundo estudo da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem do Estado, sendo mais de metade delas causadas por fome e cerca de uma centena por pesca.

Devido a disso, os banhistas foram orientados a observarem os acasalamentos, que podem durar até quatro semanas, à distância.

Se as medidas forem respeitadas, a quantidade atual de 6 mil peixes-boi na Flórida, pode aumentar e voltar à sua normalidade no ano que vem.

Notícias