Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Republicanos exigem ver depoimento que justificou busca do FBI na casa de Trump

A publicação de tais depoimentos seria altamente incomum e exigiria a aprovação de um juiz federal - DAVID DEE DELGADO/REUTERS
A publicação de tais depoimentos seria altamente incomum e exigiria a aprovação de um juiz federal Imagem: DAVID DEE DELGADO/REUTERS

David Lawder

14/08/2022 13h48

Republicanos dos Estados Unidos intensificaram neste domingo os pedidos pela divulgação de um depoimento do FBI mostrando a justificativa para a apreensão de documentos na casa do ex-presidente norte-americano Donald Trump em Mar-a-Lago, na Flórida.

Um mandado de busca divulgado na semana passada após a investigação sem precedentes mostrou que Trump tinha 11 conjuntos de documentos confidenciais em sua residência, e que o Departamento de Justiça tinha uma causa provável para conduzir a busca com base em possíveis violações da Lei de Espionagem dos EUA.

Os republicanos estão pedindo a divulgação de informações mais detalhadas que convenceram um juiz federal a emitir o mandado de busca, que pode mostrar fontes de informação e detalhes sobre a natureza dos documentos e outras informações confidenciais. A publicação de tais depoimentos seria altamente incomum e exigiria a aprovação de um juiz federal.

"Acho que a divulgação do depoimento ajudaria, pelo menos confirmaria que havia justificativa para essa busca", disse o senador republicano Mike Rounds ao programa "Meet the Press", da NBC.

O Departamento de Justiça deveria "mostrar que esta não era apenas uma expedição de 'pesca', que eles tinham a devida razão para entrar e fazer isso, que eles esgotaram todos os outros meios", disse Rounds. "E, se eles não podem fazer isso, então temos um problema sério em nossas mãos."

O Departamento de Justiça não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Notícias