Topo
Notícias

Primeiro navio humanitário da ONU deve deixar porto na Ucrânia rumo à África

14/08/2022 11h52

O primeiro navio humanitário, fretado pelas Nações Unidas para transportar grãos ucranianos, foi carregado neste domingo (14) com 23 mil toneladas de trigo e está pronto para partir do porto de Pivdenny, na cidade de Youjné, anunciou o ministro ucraniano de Infraestrutura.

Ao acompanhar o carregamento da embarcação MV Brave Commander, o ministro Oleksandr Kubrakov disse que "o navio se dirigirá para a África, sendo a Etiópia o último país onde a carga de 23 mil toneladas de trigo será entregue". "Espero que mais navios fretados para o Programa Mundial de Alimentos (PAM) cheguem aos nossos portos. Aguardamos que haja mais dois ou três navios em breve", completou.

No Twitter, Kubrakov acrescentou que a carga estava completa e o navio estava pronto para partir, sem dar uma data.

O MV Brave Commander atracou sexta-feira no porto de Pivdenny, perto de Odessa. De acordo com o Ministério de Infraestrutura da Ucrânia, ele partirá para Djibuti, de onde os grãos serão transferidos para a Etiópia.

Este é o primeiro carregamento de ajuda alimentar a sair da Ucrânia desde os acordos assinados em julho por Kiev e Moscou, com mediação turca e sob a égide da ONU, sobre a exportação de cereais ucranianos, bloqueada por causa da guerra entre os dois países.

"Obviamente, esperamos que mais navios deixem os portos ucranianos para ajudar as pessoas ao redor do mundo. Este é apenas o primeiro de muitos navios humanitários que deixarão os portos", disse Marianne Ward, vice-diretora de operações do Programa Mundial de Alimentos (PAM) na Ucrânia.

Acordo 

O primeiro navio comercial partiu em 1º de agosto e um total de 16 barcos deixaram a Ucrânia desde quando o acordo entrou em vigor, de acordo com as autoridades ucranianas, mas nenhuma carga humanitária da ONU havia sido enviada.

A Ucrânia e a Rússia estão entre os maiores exportadores mundiais de grãos, que tiveram um aumento nos preços desde o início da guerra. De acordo com o Programa Alimentar Mundial (PAM), um recorde de 345 milhões de pessoas em 82 países enfrentam insegurança alimentar aguda, enquanto até 50 milhões de pessoas em 45 países correm o risco de passar fome sem ajuda humanitária.

(Com informações da AFP)

Notícias