Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Parlamentares dos EUA chegam a Taiwan em meio tensão com China

A embaixada dos EUA em Taipé disse que a delegação está sendo liderada pelo senador Ed Markey - TAIWAN MINISTRY OF FOREIGN AFFAI/via REUTERS
A embaixada dos EUA em Taipé disse que a delegação está sendo liderada pelo senador Ed Markey Imagem: TAIWAN MINISTRY OF FOREIGN AFFAI/via REUTERS

Ben Blanchard e David Shepardson

14/08/2022 13h33

Uma delegação de parlamentares dos Estados Unidos chegou a Taiwan neste domingo para uma viagem de dois dias, durante a qual se reunirá com a presidente Tsai Ing-wen, configurando o segundo grupo de alto nível da política norte-americana a visitar o local em meio às tensões militares entre a ilha autogovernada e a China.

Pequim, que reivindica Taiwan como seu território, tem realizado exercícios militares ao redor da ilha para expressar indignação com uma visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taipé, realizada no início de agosto.

A embaixada dos EUA em Taipé disse que a delegação está sendo liderada pelo senador Ed Markey, acompanhado por quatro membros da Câmara, no que descreveu como parte de uma visita maior à região do Indo-Pacífico. O gabinete presidencial de Taiwan disse que o grupo se reunirá com Tsai na manhã de segunda-feira.

"Especialmente num momento em que a China está elevando as tensões no Estreito de Taiwan e em toda a região com exercícios militares, o fato de Markey liderar uma delegação para visitar Taiwan mais uma vez demonstra o firme apoio do Congresso dos Estados Unidos ao país", afirmou o gabinete em comunicado.

Markey preside o Subcomitê de Relações Exteriores com Ásia Oriental e Pacífico e de Segurança Cibernética Internacional no Senado dos EUA. O gabinete de Markey disse que os congressistas ?reafirmarão o apoio dos Estados Unidos a Taiwan...e incentivará a estabilidade e a paz em todo o Estreito de Taiwan?.

A embaixada da China em Washington disse neste domingo que a mais recente visita do Congresso a Taiwan "mais uma vez prova que os EUA não querem ver estabilidade no Estreito de Taiwan e não poupou esforços para provocar confrontos entre os dois lados e interferir nos assuntos internos da China".

Notícias