Topo
Notícias

Após visita de Nancy Pelosi, delegação do Congresso dos EUA chega a Taiwan

14/08/2022 15h25

Uma delegação de membros do Congresso dos Estados Unidos chegou neste domingo (14) a Taiwan para uma visita que não estava anunciada, informou uma fonte diplomática americana.

A visita de cinco pessoas, um senador e quatro deputados, democratas e republicanos, que vai durar até segunda-feira, segundo a Embaixada americana em Taiwan, acontece dias depois das maiores manobras militares já realizadas pela China em torno da ilha.

Os exercícios foram uma resposta à visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes, a deputada democrata Nancy Pelosi. Taiwan acusa a China de ter usado a visita de Pelosi como pretexto para se preparar para uma invasão.

Em resposta, os Estados Unidos reiteraram o seu compromisso com a região, deram sinais de que fortalecerão suas relações comerciais com Taiwan e indicaram que vão efetuar novas travessias aéreas e marítimas no estreito em resposta às ações "provocadoras" de Pequim, anunciou na sexta-feira (12) Kurt Campbell, coordenador da Casa Branca para a região da Ásia-Pacífico.

A China considera que Taiwan, uma ilha com cerca de 23 milhões de habitantes, é uma de suas províncias que ainda não foi reunificada com o restante do território desde o fim da guerra civil chinesa em 1949.

"A delegação se reunirá com responsáveis taiwaneses do primeiro escalão para abordar as relações bilaterais, temas de segurança regional e mudanças climáticas", indicou a Embaixada dos Estados Unidos. Os parlamentares americanos também se reunirão com a presidente Tsai Ing-wen e o ministro das Relações Exteriores Joseph Wu.

 

(Com informações da AFP)

Notícias