Topo
Notícias

Alemanha priorizará transporte ferroviário de itens essenciais de energia se nível do rio Reno piorar

14/08/2022 13h08

BERLIM (Reuters) - A Alemanha planeja dar prioridade ao transporte de materiais e equipamentos essenciais para a produção de energia pelas redes ferroviárias do país caso os níveis de água do rio Reno caiam ainda mais e prejudiquem o transporte fluvial, mostrou um esboço de decreto.

A DB Netz, o braço de rede ferroviária da operadora ferroviária Deutsche Bahn, já reformulou as condições de uso para dar preferência a trens que transportam produtos de petróleo mineral e carvão para geradores, conforme a Alemanha enfrenta uma crise de energia.

"O objetivo é garantir o funcionamento contínuo de usinas, refinarias, redes elétricas e outras infraestruturas relevantes para o sistema", disse o esboço, elaborado pelos ministérios dos Transportes e da Economia, visto pela Reuters.

O texto também fez referência aos equipamentos de gás e transformadores para produção e transmissão de energia, que seriam priorizados em relação aos serviços de passageiros e outros requisitos industriais.

O gabinete do governo da Alemanha precisa aprovar a legislação provisória, que seria limitada a seis meses, segundo o esboço.

Os níveis de água no Reno estão baixos devido ao clima excepcionalmente quente e seco, impossibilitando que muitos navios naveguem nessa rota de transporte crítica com carga total.

(Por Andreas Rinke e Vera Eckert)

Notícias