Topo
Notícias

Papo Preto #91: 'O mercado se fecha após a maternidade', diz Indy Naíse

do UOL

De Ecoa, em São Paulo

13/08/2022 06h00

A cantora e compositora Indy Naíse viu suas propostas de trabalho diminuírem após ter engravidado e dado à luz sua primeira filha. Neste episódio de Papo Preto, ela conta ao apresentador Yago Rodrigues como o mercado de trabalho acaba considerando que a mulher fica incapaz após a maternidade.

Indy está lançando a versão remix do EP "Esse É Sobre Você", que foi trabalhado originalmente há um ano. Mas ela engravidou logo depois e não teve tempo de curtir esse lançamento. "Essa versão vem para comemorar um ano do lançamento da outra, as composições são sobre minha vivências com o afeto em diversas fases da minha vida, tem ali as dores e as delícias de amar, de estar apaixonada. É muito a minha realidade, é tudo o que eu vivi" (a partir de 2:39 do arquivo acima).

Ela lamenta que as suas propostas de trabalho diminuíram depois do nascimento de sua filha. "Quando a gente engravida parece que viramos um ser incapaz, que não pode fazer nada. As propostas de trabalho diminuem. Esse era um dos meus maiores medos, ter que parar de trabalhar, mas eu continuo insistindo porque é uma das coisas que mais amo depois da minha filha" (a partir de 5:10 do arquivo acima).

Indy diz que falta na sociedade um olhar social para quem gesta e também para as crianças. "Faltam políticas públicas de apoio, como aumentar vagas em creches, mas esse tipo de postura parte de outros muitos lugares", diz ela. "Hoje me choca essa desumanização de crianças, eu sei que ter filhos é uma escolha, mas é também o nosso papel enquanto sociedade não ignorar as necessidades especiais desses seres humanos" (a partir de 13:39 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Notícias