Topo
Notícias

Michelle rege Marcha para Jesus no Rio, e Bolsonaro chama fiéis para 7/9

do UOL

Saulo Guimarães e Marcela Lemos

Do UOL, em São Paulo e colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

13/08/2022 16h12Atualizada em 14/08/2022 12h01

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, comanda parte da tradicional Marcha de Jesus, que acontece hoje no Centro do Rio. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou os evangélicos para participar de atos em 7 de setembro.

"No próximo dia 7, vamos todos, às 15h, estarmos presentes em Copacabana, onde vamos dar um grito muito forte, dizendo a quem pertence essa nação e o que nós queremos, que é transparência e liberdade", disse ele, do alto de um trio elétrico e em companhia do deputado federal Helio Lopes (PL) e outros correligionários, na tarde deste sábado (13).

De cima do trio, Michelle canta, dança e cumprimenta os fiéis que acompanham o trio elétrico que segue pela Avenida Presidente Vargas, rumo à Praça da Apoteose, onde continuará o evento.

"Eu já fui muito pipoca nessa Marcha. É alegria do Senhor. Que nossa fé seja renovada a cada dia. Declaramos o Rio de Janeiro liberto de todos os espíritos que não vem do Senhor", disse no microfone.

A participação de Michelle Bolsonaro no ato de hoje ocorre após uma semana tumultuada. Ontem, ela foi criticada por tirar uma foto com Juliana Lacerda, esposa de Guilherme de Páduacondenado por matar a atriz Daniella Perez em 1992.

Já na terça-feira, Michelle e o deputado federal Pastor Marco Feliciano (Republicanos-SP) compartilharam em uma rede social uma publicação que associa religiões de matrizes afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé, às "trevas".

O vídeo mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um ritual, realizado no ano passado, em Salvador. "Isso pode, né? Eu falar de Deus, não", escreveu a mulher do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No domingo, durante um culto evangélico em Belo Horizonte, Michelle afirmou que o Planalto já foi "consagrado a demônios".

O protagonismo de Michelle em aparições com o marido faz parte de uma estratégia da campanha de reeleição de Bolsonaro. Com um tom religioso, estrategistas do presidente veem Michelle como um trunfo junto aos evangélicos e às mulheres.

Em relação a elas, um dos objetivos é fazer com que Michelle amenize a rejeição da população feminina a Bolsonaro. Segundo pesquisa Datafolha publicada no fim de julho, Bolsonaro tem 27% das intenções de voto femininas, contra 46% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário e líder nas pesquisas de intenção de voto.

Oportunidade incrível, diz apoiador

Guilherme Silva Castro, 17, foi um dos fiéis que fotografou o presidente. "Incrivelmente tive essa oportunidade de presenciar um marco na história do Rio de Janeiro. Deus é o Senhor da nação", disse ao UOL.

A Marcha de Jesus 2022 ocorre na Avenida Presidente Vargas no Centro do Rio sob o tema "Família compromisso de todos". O governador do Rio, Cláudio Castro, também participa do evento.

Marcha para Jesus ocorre no Rio de Janeiro - Marcelo Lemos/Colaboração para o UOL - Marcelo Lemos/Colaboração para o UOL
Marcha para Jesus ocorre no Rio de Janeiro
Imagem: Marcelo Lemos/Colaboração para o UOL

Os fiéis marcam presença com a camisa do evento. Pelo menos, seis trios elétricos ocupam a Presidente Vargas. Os fiéis vestem uma camisa própria do evento e inúmeros trazem a bandeira do Brasil.

Apoiadora do presidente Bolsonaro, Vânia Magalhães 43, veio para Marcha de Jesus, de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos do Rio, com a filha e amigos. Apesar de apoiar o presidente, ela reforçou que o evento é um ato religioso. "É um ato do Senhor, mas estamos felizes com a presença do presidente. É uma honra recebê-lo".

Ao todo, quatro ônibus vieram da Igreja Advec Rio das Ostras 2 para o evento.

Notícias