Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Lafer sobre decisão de Mendonça: 'Pedido de vista busca blindar Bolsonaro'

do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/08/2022 14h37

O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer concedeu entrevista hoje ao UOL News e falou sobre a decisão do ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal) de suspender o "pacote de julgamentos" que seriam analisados pelos ministros da corte referente a ações do presidente Jair Bolsonaro (PL). Para Lafer, o pedido de vista de Mendonça visa blindar Bolsonaro.

"Procura blindar o presidente de uma série de ações pelas quais ele deve ter a sua responsabilidade avaliada e, nesse sentido, oculta da opinião pública aquilo que resultar do processo de assuntos que merecem importância", disse durante participação no UOL News.

"Penso que cabe ao Supremo a decisão e não a blindagem da figura do presidente da República que está sujeito às leis como todos nós", completou o ex-ministro.

Lafer ainda destacou que essa tentativa de blindagem ao presidente não é algo que seja permanente e uma decisão em desfavor de Bolsonaro ainda pode acontecer. "O Supremo é uma instância colegiada e naturalmente outras perspectivas que não a do ministro André Mendonça estarão presentes no processo de deliberação e decisão".

Ainda durante a participação no UOL News, o ex-ministro lamentou a decisão de Mendonça. "Eu lamento que esse pedido de vista tenha suspendido a análise de um juízo de conformidade sobre esse conjunto de processos que têm relevância para a vida do país e que são substantivos da vida institucional do Brasil".

Notícias