Topo
Notícias

A 100 dias da abertura, Catar aposta em Copa compacta e faz últimos ajustes

12/08/2022 11h24

Com a decisão da Fifa de antecipar em um dia a partida de abertura da Copa do Mundo no Catar, essa sexta-feira (12) marca os exatos 100 dias para o início do evento, que começa em 20 de novembro. O país já tem praticamente toda a estrutura pronta e o Comitê Organizador e as autoridades locais fazem os últimos ajustes para receber as 32 seleções e torcedores de todo o mundo. 

Tiago Leme, de Doha (Catar), para a RFI

O duelo de abertura será entre o anfitrião Catar e o Equador, no estádio Al Bayt, que tem o visual de uma enorme tenda árabe. A mudança de data aconteceu para dar mais destaque à cerimônia de abertura, sendo agora o único jogo do dia. Antes, ela seria no terceiro jogo de segunda-feira (21).

Por causa das pequenas dimensões territoriais do país, a Copa deste ano terá algumas situações inéditas, com os torcendores podendo comparecer a mais de um jogo no mesmo dia. Todos os oito estádios são relativamente próximos. O estádio mais longe do centro da capital Doha é o Al Bayt, a apenas 50 km ou 40 minutos de estrada. Na maioria dos dias da primeira fase haverá quatro partidas, que serão disputadas às 13h, 16h, 19h e 22h, no horário local. A aposta dos organizadores para atrair a torcida é justamente por ser uma Copa compacta.

CEO do Comitê Organizador Catar 2022, Nasser Al Khater destacou este fato e garantiu que os torcedores que viajarem para a Copa poderão aproveitar bem o país.

"Eu acredito que todos vão aproveitar o tempo aqui por causa da natureza compacta do torneio, com quatro partidas marcadas no mesmo dia e a proximidade entre todos os estádios, com disponibilidade de opções de transporte. Eu acredito que será uma ótima experiência poder assistir a mais de uma partida no mesmo dia", afirmou.

Festa e cerveja, mas com restrições

São esperados cerca de 1 milhão de turistas estrangeiros no Catar durante o torneio, sendo que metade deste número deve ir durante a fase de grupos. Em um país de religião islâmica e diferenças culturais em relação ao que os brasileiros estão acostumados, algumas regras geram dúvidas e temores nos visitantes. Por exemplo, há restrição de bebidas alcoólicas, que só podem ser vendidas e consumidas em determinados bares dentro de grandes hotéis internacionais, com preços altos. Durante a Copa, porém, haverá mais opções. 

Morando e trabalhando em Doha, o brasileiro Perkison Souza tranquilizou quem pretende ir ao país do Oriente Médio para se divertir e fazer festa.

"O Catar pode ser comparado com Dubai, que tem suas restrições, mas é um país receptivo para os turistas e para o turismo. Então, os brasileiros podem ter certeza que existem os hotéis onde é possível beber. Nas Fan Zones próprias para a torcida também vai ser possível o consumo de álcool e vai ser muito legal", explicou.

Serão diversas Fan Zones oficiais da Fifa no país, com venda de cerveja, telões transmitindo os jogos, além de shows musicais e atrações culturais.

Oito modernos estádios estão prontos

O Mundial será disputado em oito modernos estádios, sete deles construídos para a competição, com sistema de resfriamento por causa do calor. Todos eles já estão prontos. O último a ser finalizado, com inauguração oficial marcada para o dia 9 de setembro, é o estádio Lusail, palco da final no dia 18 de dezembro. Uma nova cidade inteira de 35 km2, também com o nome de Lusail, foi construída a 20 km de distância de Doha, com zonas residenciais, comerciais, de entretenimento, hotéis, marina e praia. Como o Catar não é um país com tradição no futebol, existe a preocupação com o legado e a utilização desses estádios após a Copa. Por isso, a maioria dos estádios será parcialmente desmontada e terá capacidade reduzida depois do torneio, dando espaço a outros estabelecimentos.

Nasser Al Khater, CEO do Comitê Organizador, explicou que visitou os países-sede das últimas Copas do Mundo e tirou algumas lições para o Catar. Ele e sua equipe fizeram observações na África do Sul em 2010, Brasil em 2014 e Rússia em 2018.

"Algumas instalações esportivas que foram construídas para torneios anteriores não tinham planos de legado. Alguns países que sediaram megaeventos como a Copa do Mundo não tinham um plano, funções e uso para esses estádios depois da Copa. Então nós tivemos essa experiência visitando esses estádios e percebemos que não houve uso desses locais após o evento. Eles ficaram fechados, só foram usados no torneio e depois ficaram em um modo de espera até que eles sediassem um outro torneio. E é isso que nós estamos tentando evitar, queremos ter os estádios funcionando durante o ano inteiro, tendo algumas instalações dentro dos equipamentos esportivos para serem usadas por federações, associações e mesmo por clubes", disse Al Khater.

Últimos ajustes sendo feitos na parte operacional e logística

Além dos estádios, muitas obras foram realizadas nos últimos anos na cidade de Doha, que apresenta ótima estrutura. Destaque para o novo metrô, que foi inaugurado em 2019 e conta com três linhas, 76 km de extensão e 37 estações. Algumas pequenas obras ainda precisam ser finalizadas, como na parte de paisagismo, calçadas e iluminação. Mas os últimos ajustes a serem feitos para a Copa são mais na parte operacional. Também há uma atenção especial com a segurança e a logística, por causa do tamanho do país, que vai receber uma grande concentração de pessoas das mais variadas culturas. Por isso, autoridades de outros países também estão colaborando.

Mas na preparação para o Mundial, nem tudo é positivo. O país do Oriente Médio também sofreu críticas internacionais e de entidades de defesa dos direitos humanos, por causa das condições precárias e mortes de trabalhadores nas construções dos estádios. Outro ponto negativo é a falta de opções de hospedagem com preços mais acessíveis, mesmo com a criação de quartos em navios de cruzeiros e em tendas no deserto. Definitivamente, será uma Copa do Mundo cara para o torcedor que quiser acompanhar de perto.

Na busca pelo inédito hexacampeonato mundial, a seleção brasileira vai fazer a sua estreia no dia 24 de novembro contra a Sérvia, no estádio Lusail. Depois, ainda na fase de grupos, o Brasil vai enfrentar a Suíça, no dia 28 de novembro, e Camarões, dia 2 de dezembro. A equipe do técnico Tite e de craques como Neymar, Vinícius Júnior e companhia é uma das principais candidatas ao título, mas terá adversários fortíssimos, como a atual campeã França, de Mbappé e Benzema, a Argentina de Messi, Portugal de Cristiano Ronaldo, além de Alemanha, Espanha, Inglaterra, Bélgica e Uruguai.

Para comemorar a marca de 100 dias para a abertura do Mundial, várias ações estão sendo realizadas durante os últimos dias e fim de semana no Catar, que está na contagem regressiva para receber o maior evento de futebol do planeta.

Notícias