Topo
Notícias

Zelensky acusa Rússia de aumentar risco de acidente em usina nuclear

11/08/2022 18h44

Copenhague, 11 ago (EFE).- O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou nesta quinta-feira a Rússia de aumentar o risco de um possível acidente na usina de Zaporizhzhya que causaria a "maior" catástrofe nuclear da história.

"A Rússia está usando conscientemente uma usina nuclear para terrorismo e provocações armadas (...) Ela está mantendo a usina refém, colocando equipamentos de combate lá e culpando os outros", disse Zelensky em um discurso no início de uma conferência de doadores para a Ucrânia no parlamento da Dinamarca.

O líder ucraniano citou o acidente nuclear de Chernobyl, em 1986, e disse que as autoridades russas são "mais cínicas" do que as soviéticas, pois "fazem todo o possível para maximizar o risco de catástrofe nuclear".

O Exército russo controla a usina nuclear de Zaporizhzhya, a maior da Europa, desde as primeiras semanas de sua ofensiva militar na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro.

Moscou acusou nos últimos dias Kiev de promover o "terrorismo nuclear" ao atacar a própria usina, enquanto a Ucrânia culpa a Rússia por criar uma situação perigosa para a Europa ao acumular tropas em Zaporizhzhya.

O Conselho de Segurança da ONU vai discutir a situação na usina nesta quinta-feira, a pedido da Rússia.

O discurso de Zelensky, por teleconferência, abriu uma conferência da qual participaram representantes de 26 países, incluindo vários ministros da Defesa, e que marca uma nova fase no apoio econômico e militar à Ucrânia por parte de União Europeia (UE), Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão.

A reunião é uma continuação de uma conferência realizada meses antes na base americana de Ramstein, na Alemanha.

"As sanções contra a Rússia devem ser reforçadas. O isolamento total, econômico e tecnológico, é necessário", enfatizou Zelensky hoje. EFE

Notícias