Topo
Notícias

Siemens tem primeiro prejuízo trimestral em 12 anos

11/08/2022 10h32

Por John Revill

ZURIQUE (Reuters) - A Siemens disse nesta quinta-feira que continua vendo uma forte demanda industrial durante o seu terceiro trimestre, enquanto custos relacionados ao investimento da Siemens Energy e a decisão de sair da Rússia empurraram o grupo de engenharia para o vermelho pela primeira vez em quase 12 anos.

A empresa registrou um prejuízo líquido para os acionistas de 1,66 bilhão de euros nos três meses até o final de junho, depois com o impacto de 2,7 bilhões de euros - sem efeito no caixa - pela baixa do valor de sua participação na Siemens Energy.

O lucro líquido também sofreu um impacto de 558 milhões de euros com a decisão da Siemens de deixar a Rússia após o conflito na Ucrânia.

Essas perdas foram parcialmente compensadas pelo efeito positivo de 739 milhões de euros com a venda da startup Yunex Traffic.

A Siemens também reduziu seu guidance para o lucro anual por ação para 5,33 para 5,73 euros por ação, de 8,70 para 9,10 euros anteriormente.

A fabricante de software industrial e trens, contudo, registrou receita e pedidos mais altos no trimestre.

Os pedidos aumentaram 7%, para 22,07 bilhões de euros no terceiro trimestre, enquanto o lucro em seus negócios industriais aumentou 27%, para 2,88 bilhões de euros.

No negócio de automação, todas as regiões relataram pedidos 20% maiores do que no ano anterior, disse a Siemens, enquanto os custos elevados de componentes e logística estavam sendo enfrentados com o repasse dos custos aos clientes.

Mercados como automotivo, de construção de máquinas e de eletrônicos mostraram "um impulso de crescimento subjacente contínuo com sinais de uma certa normalização", disse o diretor financeiro da Siemens, Ralf Thomas, a jornalistas.

“Para o futuro, esperamos uma normalização sequencial da demanda para o quarto trimestre e uma redução gradual da carteira de pedidos no ano fiscal de 2023”, disse Thomas, acrescentando que seria irreal esperar que o crescimento de pedidos permaneça acima de 30% no longo prazo.

(Por John Revill)

Notícias