Topo
Notícias

Preços da gasolina nos EUA caem abaixo de US$4 pela primeira vez desde março

11/08/2022 15h39

Por Laura Sanicola

(Reuters) - O preço médio da gasolina no varejo dos Estados Unidos caiu abaixo de 4 dólares por galão nesta quinta-feira pela primeira vez em meses, dando algum alívio aos motoristas do maior consumidor mundial do combustível.

O preço médio nacional da gasolina sem chumbo caiu para 3,990 o galão nesta quinta-feira, segundo a American Automobile Association.

Os preços da gasolina atingiram o recorde de 5,02 dólares em junho, reduzindo o consumo do combustível em julho a um nível mais baixo do que o visto durante a pandemia no mesmo mês de 2020.

A última queda de preços pode ajudar o governo do presidente Joe Biden e os democratas no Congresso durante as eleições de meio de mandato de novembro. A Casa Branca tomou várias medidas para conter os preços do petróleo após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Biden disse na quarta-feira que a inflação estava mostrando sinais de moderação, embora as pessoas "ainda estivessem sofrendo".

A certa altura, o petróleo, principal impulsionador dos preços da gasolina, chegou a 139 dólares o barril, e estava em torno de 98 dólares nesta quinta-feira.

"Quando você olha para os preços da gasolina abaixo da marca de 4 dólares na média nacional, esperamos que qualquer impacto da destruição da demanda tenha sido transitório e potencialmente esteja no espelho retrovisor", disse Matt Smith, analista de petróleo para as Américas da Kpler.

Os consumidores entrevistados nos últimos dias, no entanto, disseram que, embora estivessem satisfeitos com a queda dos preços, ainda estavam sendo cautelosos em termos de compras.

"Eles estão caindo, mas não o suficiente", disse Kevin Williams, um funcionário do Serviço Postal dos EUA que estava enchendo seu tanque em Atlanta na quarta-feira. "Mesmo com os preços baixos, ainda está me custando 50 a 60 dólares para abastecer. Costumava ser 30 dólares."

Os contratos futuros de gasolina caíram 27% em relação às máximas de junho, enquanto o declínio no varejo é de pouco mais de 20%. Alguns Estados tiveram mais alívio, como Ohio, onde os preços caíram 27% em relação ao pico.

Os preços da gasolina tendem a atingir o pico no verão e caem à medida que a temporada de férias diminui.

(Reportagem de Laura Sanicola em Washington, Rich McKay em Atlanta e Akriti Sharma em Bangalore)

(Reportagem de Laura Sanicola em Washington, Rich McKay em Atlanta e Akriti Sharma em Bangalore; Edição por David Gaffen, Dave Gregorio e Lisa Shumaker)

Notícias