Topo
Notícias

Preços ao produtor nos EUA caem em julho, núcleo da inflação desacelera

11/08/2022 09h54

(Reuters) - Os preços ao produtor nos Estados Unidos caíram inesperadamente em julho em meio a uma queda no custo dos produtos energéticos, e o núcleo da inflação ao produtor parece estar em uma tendência descendente.

O índice de preços ao produtor para a demanda final caiu 0,5% no mês passado depois de subir 1,0% em junho, disse o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Nos 12 meses até julho, o índice aumentou 9,8%, de 11,3% em junho.

Houve uma queda de 1,8% nos preços de bens, após alta de 2,3% em junho. O custo dos serviços subiu 0,1%, depois de avançar 0,3% em junho.

Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 0,2% do índice em julho e de 10,4% em relação ao ano anterior.

O governo informou na quarta-feira que os preços ao consumidor ficaram inalterados em julho, em meio à queda nos preços da gasolina.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos, energia e serviços comerciais, os preços ao produtor subiram 0,2% em julho. O chamado núcleo do índice havia aumentado 0,3% em junho. Nos 12 meses até julho, a alta do núcleo desacelerou a 5,8%, de 6,4% em junho.

O Federal Reserve está ponderando se aumentará sua taxa de empréstimo de referência provavelmente em mais 0,50 ou 0,75 ponto percentual em sua próxima reunião em 20 e 21 de setembro, conforme luta para esfriar a demanda e levar a inflação de volta à sua meta de 2%.

O banco central dos EUA aumentou sua taxa de juros em 2,25 ponto desde março.

(Reportagem de Lindsay Dunsmuir)

Notícias